quarta-feira, 1 de abril de 2020

ARTE - 6º, 7º, 8º, 9º (A e B)

DATA: 01/04/2020

COPIAR O TEXTO NO CADERNO, APÓS REPRODUZA UMA IMAGEM QUE CONTEMPLEM A DESCRIÇÃO DO TEXTO


ATIVIDADE DE ARTE

A forma

Uma linha fechada gera uma forma, uma massa. Ao elaborar uma obra a preocupação com a forma dos objetos representados na obra está diretamente relacionada com seu equilíbrio ou sua instabilidade. A forma piramidal, por exemplo, está associada ao triângulo que, por sua vez, pela sua simetria (ambos os lados iguais) e por sua base maior que o topo, muitas vezes é associado à perfeição. Um exemplo bem conhecido é a Monalisa, de Leonardo da Vinci. Mas também temos formas quadradas e circulares na arte. Algumas das obras do arquiteto Oscar Niemeyer são um ótimo exemplo nesse sentido. Essas três abaixo são obras do PAS:


O Museu Nacional, inaugurado em 2006, com suas formas curvas, fluidas, parece uma nave branca pousada na Esplanada nos Ministérios, não é mesmo?

A cor

Por fim, a cor é o elemento agregador, o toque final de uma composição artística. Veja o branco intenso nas obras acima. Não tornam essas construções mais suaves, delicadas e ao mesmo tempo grandes e imponentes?! Se fossem pintadas de preto, por exemplo, assumiriam um olhar totalmente diferente. Por isso dizemos que as cores possuem qualidade emotiva. E existe até uma ciência por trás disso sabia? É a cronologia, ou estudo das cores. De acordo com essa ciência pinturas com cores quentes, por exemplo, são mais alegres, intensas. Já pinturas com cores frias tendem a ser mais tristes ou retraídas. Compare esses dois autorretratos de Frida Kalho e veja como isso tudo faz sentido:


Autorretrato com flores, 1938

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INGLES 3A -- 25/01

 DATA25/01/2021 Orientações : ·          Coloque a data e o assuto da aula de hoje em seu caderno. ·          Letra legível e de forma o...