PRINCÍPIOS ÉTICOS NAS RELIGIÕES
Um tema para o Ensino Religioso.
2. Budismo
O Budismo é uma divisão do hinduísmo, mas
tomou emprestado alguns princípios éticos da antiga religião.
"Tal como outras
religiões da Índia, como o hinduísmo e o jainismo, o budismo adere à lei da
causalidade moral, ou carma, segundo a qual os seres humanos acumulam mérito ou
demérito (carma bom ou mau) como resultado de seu comportamento. [...] Nesse
ínterim, esperam acumular mérito seguindo os preceitos éticos estabelecidos
quando o budismo surgiu" (WILKINSON, 2011, p. 194).
A ética budista está fundamentada no
"caminho das oito vias", é através deste caminho em que o fiel
budista se esforça para se livrar do sofrimento e do desejo. Semelhante ao
hinduísmo, a ética budista é essencialmente meritória, ou seja, é pelos seu
méritos que o budista alcança à libertação dos desejos e do ciclo de
reencarnações.
"Com base em sua própria
experiência, Buda acreditava que o homem deve evitar os extremos da vida. Não
se deve viver nem no prazer extravagante, nem na autonegação exagerada. Ambos
os extremos acorrentam o homem ao mundo e, assim, à "roda da vida". O
caminho para dar fim ao sofrimento é o "caminho do meio", e Buda o
descreveu em oito partes: (1) perfeita compreensão; (2) perfeita aspiração; (3)
perfeita fala; (4) perfeita conduta; (5) perfeito meio de subsistência; (6)
perfeito esforço; (7) perfeita atenção, e (8) perfeita contemplação"
(HELLERN; NOTAKER; GAARDER, 2000, p. 57).
Os pontos 3, 4 e 5, estabelecem código moral
no budismo. A perfeita fala significa que homem deve se abster de falar
mentiras, calúnias e fofocas. O budista deve falar de forma verdadeira e
amigável com o seu semelhante. A perfeita conduta está relacionada a não matar,
não roubar, não ter uma vida promiscua, etc. A perfeita subsistência está
relacionado à escolha de uma profissão. O budista não teve escolher um trabalho
que entre em confronto com os ensinamentos budistas. Por exemplo, é
incompatível um budista ser açougueiro, pois esse trabalho entra em desacordo
com o princípio budista de não matar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário