Não precisa copiar o texto mas coloque no caderno o nome do texto, e copie as questões.
- Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às
atividades propostas.
TEXTO I - Leia o texto a seguir, copie às questões e
responda-as. Coloque a data.
Basquete à
meia noite
Os americanos
decidiram usar a bola na guerra contra a violência juvenil. Batizada de
“Basquete à MeiaNoite”, a experiência é uma das responsáveis por inesperada
informação transmitida pelo Ministério da Justiça. Pela primeira vez, em 10
anos, a criminalidade juvenil interrompeu sua veloz curva ascendente e caiu 5%.
Os especialistas atribuem parte da explicação da queda a uma série de projetos
educacionais lançados nos bairros contaminados pela violência. Entre eles, o
basquete noturno.
O basquete é
apenas uma isca. Para atrair as gangues, são feitos campeonatos pela madrugada,
acompanhados por animadas torcidas – justamente o horário em que eles costumam
se esmurrar, esfaquear ou disparar tiros. Mas, para participar do campeonato, o
jogador deve se submeter a programas de treinamento profissional e aprender com
psicólogos como resolver conflitos civilizadamente.
Por ter algumas das
melhores faculdades do mundo e, ao mesmo tempo, ser cenário de guerras de
gangues, Nova York virou um laboratório educacional contra a violência. Eles
apostam na ideia de que a violência é um comportamento que se aprende; logo,
cabe aos educadores inverter esse aprendizado por meio de artes, esportes,
salas de aula ou treinamento profissional.
DIMENSTEIN,
Gilberto. Aprendiz do futuro. São Paulo: Ática, 1997. p. 77. (Série Discussão
Aberta) Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI183. Acesso em: 31 mar.
2020.
ATIVIDADE 01
Considere as
afirmações em torno do tema e do plano de organização do texto.
I-
O título do texto é bem subjetivo, pois faz o leitor
acreditar que se irá discorrer apenas sobre basquete, mas na leitura o leitor
se surpreende.
II-
II- A ideia
central do texto é o combate à violência juvenil na cidade de Nova Iorque, por
meio de educação esportiva.
III-
III- No segundo parágrafo do texto, tem-se a conclusão,
em que o autor retoma a ideia principal do texto para encerrá-lo.
Estão corretas as afirmações:
(A) I e III.
(B) II e III.
(C) Todas.
(D) II apenas.
(E) I apenas.
ATIVIDADE 02
Os modalizadores manifestam a
função de demonstrar o posicionamento do enunciar àquilo que é dito. Nesse
caso, no trecho “[...] são feitos campeonatos pela madrugada, acompanhados por
animadas torcidas – justamente o horário em que eles costumam se esmurrar
[...]”, o modalizador destacado indica uma
(A) hipótese.
(B) certeza.
(C) possibilidade.
(D) ordem.
(E) dúvida.
ATIVIDADE 03
No trecho “Eles apostam na ideia
de que a violência é um comportamento que se aprende; logo, cabe aos educadores
inverter esse aprendizado por meio de artes, esportes, salas de aula ou
treinamento profissional”, a conjunção destacada estabelece no período uma
relação de
(A) oposição.
(B) adição.
(C) explicação.
(D) conclusão.
(E) contraste.
TEXTO II Leia o texto a seguir.
Cotas e ilusões
(Hélio
Shwartsman)
SÃO PAULO - Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em
universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até
ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas
instituições.
Se há um campo onde somos vítimas de nossas ilusões cognitivas, é a
educação. É que, em nossas cabeças, escolas servem para ensinar; assim,
atribuímos todos os progressos observados no aluno ao colégio em que ele está,
deixando de ver que a qualidade de uma instituição se deve muito mais ao nível
de seu corpo discente do que a qualquer outro fator. Quem primeiro mostrou isso foi
James Coleman, em 1966. No que provavelmente é o maior achado do "Coleman
Report", o autor mostrou que a extração familiar e a condição
socioeconômica do estudante eram fatores muito mais importantes para explicar
seu sucesso (ou fracasso) do que variáveis mais específicas como a qualidade
dos professores, o gasto médio por aluno etc.
De lá para cá, inúmeras pesquisas em diferentes lugares do mundo
confirmaram o peso das variáveis família e status socioeconômico, a ponto de
alguns estudiosos chegarem perto de afirmar que matricular o filho nas melhores
escolas é irrelevante. É preciso um pouco de cuidado na interpretação desses
achados, pois há uma assimetria fundamental. Alunos brilhantes se saem bem não
importando muito qual escola tenham frequentado. Mas, para os que estão na
faixa mediana ou abaixo dela, há benefício significativo em estudar com alunos
mais preparados, que os "puxam" para cima.
Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto
contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número
ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de
comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades
federais dificilmente é a melhor resposta.
Folha de São Paulo/Opinião/ Hélio
Shwartsman/09 jun. 2012. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI184. Acesso
em: 31 mar. 2020.
ATIVIDADE 04
O texto é caracterizado como
Artigo de Opinião, pois o autor
(A) preocupa-se em informar o interlocutor.
(B) descreve minunciosamente o tema abordado.
(C) posiciona-se em relação ao tema abordado.
(D) preocupa-se em apresentar dados sobre o
assunto abordado.
(E) mantém a imparcialidade sobre
o assunto abordado.
ATIVIDADE 05
5.1 Nota-se o posicionamento do
autor em:
(A) “Se há um campo onde somos
vítimas de nossas ilusões cognitivas, é a educação”.
(B) “o autor mostrou que a
extração familiar e a condição socioeconômica do estudante eram fatores muito
mais importantes para explicar seu sucesso [...]”.
(C) “inúmeras pesquisas em
diferentes lugares do mundo confirmaram o peso das variáveis família e status
socioeconômico [...]”.
(D) os alunos brilhantes se saem bem não
importando muito qual escola tenham frequentado.
(E) Democratizar-se e manter a
qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios
5.2 Qual o tema discutido no
artigo de opinião?
(A) Projeto sobre a melhoria da
educação no âmbito das escolas públicas.
(B) Projeto sobre a
disponibilização de vagas nas faculdades para alunos de escolas públicas. (C) O
sucesso dos alunos é atribuído aos colégios de onde são oriundos.
(D) Os alunos economicamente favorecidos são
mais bem sucedidos nos estudos.
(E) O corte linear de vagas nas
instituições
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