quarta-feira, 29 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 2ºA e B

DATA: 29/04/2020

Não precisa copiar o texto mas coloque no caderno o nome do texto, e copie as questões.


- Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.

TEXTO I - Leia o texto a seguir, copie às questões e responda-as. Coloque a data.
         
Basquete à meia noite
    Os americanos decidiram usar a bola na guerra contra a violência juvenil. Batizada de “Basquete à MeiaNoite”, a experiência é uma das responsáveis por inesperada informação transmitida pelo Ministério da Justiça. Pela primeira vez, em 10 anos, a criminalidade juvenil interrompeu sua veloz curva ascendente e caiu 5%. Os especialistas atribuem parte da explicação da queda a uma série de projetos educacionais lançados nos bairros contaminados pela violência. Entre eles, o basquete noturno.
    O basquete é apenas uma isca. Para atrair as gangues, são feitos campeonatos pela madrugada, acompanhados por animadas torcidas – justamente o horário em que eles costumam se esmurrar, esfaquear ou disparar tiros. Mas, para participar do campeonato, o jogador deve se submeter a programas de treinamento profissional e aprender com psicólogos como resolver conflitos civilizadamente.
   Por ter algumas das melhores faculdades do mundo e, ao mesmo tempo, ser cenário de guerras de gangues, Nova York virou um laboratório educacional contra a violência. Eles apostam na ideia de que a violência é um comportamento que se aprende; logo, cabe aos educadores inverter esse aprendizado por meio de artes, esportes, salas de aula ou treinamento profissional.
         DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do futuro. São Paulo: Ática, 1997. p. 77. (Série Discussão Aberta) Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI183. Acesso em: 31 mar. 2020.

ATIVIDADE 01

 Considere as afirmações em torno do tema e do plano de organização do texto.
I-                   O título do texto é bem subjetivo, pois faz o leitor acreditar que se irá discorrer apenas sobre basquete, mas na leitura o leitor se surpreende.
II-                 II- A ideia central do texto é o combate à violência juvenil na cidade de Nova Iorque, por meio de educação esportiva.
III-              III- No segundo parágrafo do texto, tem-se a conclusão, em que o autor retoma a ideia principal do texto para encerrá-lo.
 Estão corretas as afirmações:
 (A) I e III.
 (B) II e III.
(C) Todas.
(D) II apenas.
(E) I apenas.

ATIVIDADE 02

Os modalizadores manifestam a função de demonstrar o posicionamento do enunciar àquilo que é dito. Nesse caso, no trecho “[...] são feitos campeonatos pela madrugada, acompanhados por animadas torcidas – justamente o horário em que eles costumam se esmurrar [...]”, o modalizador destacado indica uma
 (A) hipótese.
(B) certeza.
 (C) possibilidade.
(D) ordem.
(E) dúvida.
ATIVIDADE 03
No trecho “Eles apostam na ideia de que a violência é um comportamento que se aprende; logo, cabe aos educadores inverter esse aprendizado por meio de artes, esportes, salas de aula ou treinamento profissional”, a conjunção destacada estabelece no período uma relação de
(A) oposição.
(B) adição.
(C) explicação.
(D) conclusão.
(E) contraste.

TEXTO II Leia o texto a seguir.
Cotas e ilusões
                                (Hélio Shwartsman)
  
SÃO PAULO - Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas instituições.
   Se há um campo onde somos vítimas de nossas ilusões cognitivas, é a educação. É que, em nossas cabeças, escolas servem para ensinar; assim, atribuímos todos os progressos observados no aluno ao colégio em que ele está, deixando de ver que a qualidade de uma instituição se deve muito mais ao nível de seu corpo discente do que a qualquer outro fator.              Quem primeiro mostrou isso foi James Coleman, em 1966. No que provavelmente é o maior achado do "Coleman Report", o autor mostrou que a extração familiar e a condição socioeconômica do estudante eram fatores muito mais importantes para explicar seu sucesso (ou fracasso) do que variáveis mais específicas como a qualidade dos professores, o gasto médio por aluno etc.
  De lá para cá, inúmeras pesquisas em diferentes lugares do mundo confirmaram o peso das variáveis família e status socioeconômico, a ponto de alguns estudiosos chegarem perto de afirmar que matricular o filho nas melhores escolas é irrelevante. É preciso um pouco de cuidado na interpretação desses achados, pois há uma assimetria fundamental. Alunos brilhantes se saem bem não importando muito qual escola tenham frequentado. Mas, para os que estão na faixa mediana ou abaixo dela, há benefício significativo em estudar com alunos mais preparados, que os "puxam" para cima.
   Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades federais dificilmente é a melhor resposta.
Folha de São Paulo/Opinião/ Hélio Shwartsman/09 jun. 2012. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI184. Acesso em: 31 mar. 2020.

ATIVIDADE 04
O texto é caracterizado como Artigo de Opinião, pois o autor
 (A) preocupa-se em informar o interlocutor.
 (B) descreve minunciosamente o tema abordado.
 (C) posiciona-se em relação ao tema abordado.
 (D) preocupa-se em apresentar dados sobre o assunto abordado.
(E) mantém a imparcialidade sobre o assunto abordado.

ATIVIDADE 05

5.1 Nota-se o posicionamento do autor em:
(A) “Se há um campo onde somos vítimas de nossas ilusões cognitivas, é a educação”.
(B) “o autor mostrou que a extração familiar e a condição socioeconômica do estudante eram fatores muito mais importantes para explicar seu sucesso [...]”.
(C) “inúmeras pesquisas em diferentes lugares do mundo confirmaram o peso das variáveis família e status socioeconômico [...]”.
 (D) os alunos brilhantes se saem bem não importando muito qual escola tenham frequentado.
(E) Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios

5.2 Qual o tema discutido no artigo de opinião?
(A) Projeto sobre a melhoria da educação no âmbito das escolas públicas.
(B) Projeto sobre a disponibilização de vagas nas faculdades para alunos de escolas públicas. (C) O sucesso dos alunos é atribuído aos colégios de onde são oriundos.
 (D) Os alunos economicamente favorecidos são mais bem sucedidos nos estudos.
(E) O corte linear de vagas nas instituições

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