OBS: FAÇA A PESQUISA ABAIXO, ASSISTA AO ´VÍDEO E, SE PUDER,
IMPRIMA OS TEXTOS. AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS E RESPONDIDAS
Para essa aula é importante:
- assistir ao vídeo do poema Tecendo a manhã (João Cabral
de Melo Neto).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kgpCDfKCTsg.
Realizar uma pesquisa sobre:
a)
gênero poema e suas
características;
b)
estrutura do poema – verso e estrofe;
c) romance e os elementos
da narrativa;
d)
estrutura do texto em prosa – oração, período e
parágrafo.
- Com o
auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.
TECENDO A MANHÃ
Um galo sozinho não tece uma
manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
2.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Publicado no livro A educação pela pedra (1966).
In: MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.345. (Biblioteca luso-brasileira. Série brasileira
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
2.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Publicado no livro A educação pela pedra (1966).
In: MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.345. (Biblioteca luso-brasileira. Série brasileira
ATIVIDADE 01 
Ao
considerar o poema “Tecendo a manhã”, quanto ao número de versos, pode-se
considerar que as estrofes são compostas por
(A)
um monóstico e uma sextilha.
(B)
uma quintilha e uma sextilha.
(C)
um quarteto e um terceto.
(D)
uma décima e uma sextilha.
(E)
uma décima e uma quintilha.
ATIVIDADE 02 
Com base no título do poema é possível entender que
a manhã
(A)
se consolida com o canto do galo.
(B)
é inexistente sem o canto do galo.
(C)
é tecida pelo canto de vários galos.
(D)
é tecida pelo canto de um galo.
(E)
não se consolida com o canto do galo.
Leia o texto II a seguir:
Longe do
estéril turbilhão da rua,
Beneditino,
escreve! No aconchego
Do claustro,
na paciência e no sossego,
Trabalha,
e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que
na forma se disfarce o emprego
Do
esforço; e a trama viva se construa
De tal
modo, que a imagem fique nua,
Rica mas
sóbria, como um templo grego.
Não se
mostre na fábrica o suplício
Do
mestre. E natural, o efeito agrade,
Sem
lembrar os andaimes do edifício:
Porque a
beleza, gêmea da verdade,
Arte
pura, inimiga do artifício,
É a força
e a graça na simplicidade.
Olavo, Bilac. Poesias. São Paulo: Martins Fontes,
1996. p. 336. (Coleção Poetas do Brasil).
ATIVIDADE 03 
É
possível observamos pela estrutura do texto o gênero textual poema, nesse caso
um soneto.
a)
Ao observar a estrutura do poema, defina
o que é um soneto.
b)
Quais palavras rimam entre si na primeira
estofe. Observe essas rimas, como são classificadas?
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