segunda-feira, 6 de abril de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA - 2ºA e B

DATA: 06/04/2020



OBS: FAÇA A PESQUISA ABAIXO, ASSISTA AO ´VÍDEO E, SE PUDER, IMPRIMA OS TEXTOS. AS ATIVIDADES DEVEM SER COPIADAS E RESPONDIDAS


Para essa aula é importante:


- assistir ao vídeo do poema Tecendo a manhã (João Cabral de Melo Neto).


Realizar    uma    pesquisa sobre:
 a)       gênero poema e suas características;
b)       estrutura do poema verso e estrofe;
c)   romance e os elementos da  narrativa;
d)    estrutura do texto em prosa – oração, período e parágrafo.

- Com o auxílio das pesquisas, procurem responder às atividades propostas.


TECENDO A MANHÃ

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

2.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.


Publicado no livro A educação pela pedra (1966).

In: MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.345. (Biblioteca luso-brasileira. Série brasileira

ATIVIDADE 01

Ao considerar o poema “Tecendo a manhã”, quanto ao número de versos, pode-se considerar que as estrofes são compostas por

(A)         um monóstico e uma sextilha.
(B)          uma quintilha e uma sextilha.
(C)          um quarteto e um terceto.
(D)         uma décima e uma sextilha.
(E)          uma décima e uma quintilha.

ATIVIDADE 02

Com base no título do poema é possível entender que a manhã

(A)         se consolida com o canto do galo.
(B)          é inexistente sem o canto do galo.
(C)          é tecida pelo canto de vários galos.
(D)         é tecida pelo canto de um galo.
(E)          não se consolida com o canto do galo.

Leia o texto II a seguir:

Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!

Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço; e a trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua,
Rica mas sóbria, como um templo grego.

Não se mostre na fábrica o suplício
Do mestre. E natural, o efeito agrade,
Sem lembrar os andaimes do edifício:

Porque a beleza, gêmea da verdade,
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade.

                             Olavo, Bilac. Poesias. São Paulo: Martins Fontes,
                                           1996. p. 336. (Coleção Poetas do Brasil).

  
ATIVIDADE 03

É possível observamos pela estrutura do texto o gênero textual poema, nesse caso um soneto.

a)                Ao observar a estrutura do poema, defina o que é um soneto.


b)                  Quais palavras rimam entre si na primeira estofe. Observe essas rimas, como são classificadas?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INGLES 3A -- 25/01

 DATA25/01/2021 Orientações : ·          Coloque a data e o assuto da aula de hoje em seu caderno. ·          Letra legível e de forma o...