05 DE
MAIO
- Com o auxílio das pesquisas da
aula anterior, procurem responder às questões. Coloque a data.
TEXTO I
Leia o fragmento do
conto a seguir. Anote o tema do texto no caderno, não precisa copiá- lo. Copie às questões e responda-as.
Coloque a data.
A medalha
Ela entrou na ponta dos pés. Tirou os sapatos para subir a escada. O
terceiro degrau rangia. Pulou-o apoiando-se no corrimão.
— Adriana!
A moça ficou quieta, ouvindo. Teve um risinho
frouxo quando se inclinou para calçar os sapatos, Ih! que saco.
Fez um afago no gato que lhe veio ao encontro, esfregando-se na parede.
Tomou-o no colo. — Romi, Romi... Então, meu amor?
— Adriana! [...]
— Acordada ainda, mãe?
A mulher fez girar a cadeira de rodas e ficou
defronte à porta. Vestia uma camisola de flanela e tinha um casaco de tricô
atirado nos ombros.
[...]
— Precisava ser também na véspera do
casamento? [...]
— Na véspera do casamento. Na vés-pe-ra. Você
já viu sua cara no espelho? Já se olhou num espelho? [...]
— Cínica. Igualzinha ao pai. Ele ia achar
graça se te visse assim, aquele cínico.
— Não fale do meu pai.
— Falo! [...]
— Às vezes nem acredito. Uma
filha assim, eu não acredito. [...]
— Sou ótima, mãe. Uma ótima menina, é o que
todo mundo diz. [...]
— Por que não se casa com ele?
Hein? Vamos. Adriana, por que não se casa com ele?
— Com ele quem?
— Com esse vagabundo que acabou de te deixar
no portão.
— Porque ele não quer, ora.
— Ah, porque ele não quer — repetiu a mulher.
Parecia triunfante.
— Gostei da sua franqueza, porque ele não
quer.
Ninguém quer, minha querida. Você já teve
dúzias de homens e nenhum quis, só mesmo esse inocente do seu noivo...
— Mas ele não é inocente, mãezinha.
[...]
TELLES,
Fagundes Lygia. A estrutura da bolha de as
ATIVIDADE 01
O que gera o conflito apresentado
no fragmento nesse conto?
(A) A paralisia de uma mulher.
(B) A traição de uma noiva.
(C) O preconceito racial da mãe.
(D) O desentendimento de filha e mãe.
(E) O desrespeito de uma filha com a mãe.
ATIVIDADE 02
No conto “A medalha”, é possível
entender que o texto tem como característica
(A) a narração em terceira
pessoa.
(B) a descrição subjetiva.
(C) a narração em primeira pessoa.
(D) a descrição objetiva.
(E) a argumentação objetiva.
TEXTO II
Leia o texto a seguir.
As
flores da morte
Uma moça estava muito doente e teve que ser
internada em um hospital. Desenganada pelos médicos, a família não queria que ela
soubesse que iria morrer. Todos seus amigos já sabiam. Menos ela. E para todo
mundo que ela perguntava se ia morrer, a afirmação era negada. Depois de muito
receber visitas, ela pediu durante uma oração que lhe enviassem flores. Caso
fosse voltar para casa, queria rosas brancas. Caso fosse ficar mais um tempo no
hospital e estivesse em estado grave, queria rosas amarelas. E, rosas
vermelhas, caso estivesse próxima sua morte.
Certa hora, bate à porta de seu quarto uma mulher e entrega à mãe da
moça um maço de rosas vermelhas murchas e sem vida. A mulher se identifica como
"mãe da Berenice". Nesse meio tempo, a moça que estava dormindo
acordou, e a mãe avisou para ela que uma mulher havia deixado um buquê de
rosas. Isso, sem saber do pedido que sua filha havia realizado em oração. Ela
ficou com uma cara de espanto, quando foi informada pela mãe que quem havia
trazido as rosas era a mãe da Berenice. A única coisa que a moça conseguiu
responder era que a mãe da Berenice estava morta há dez anos. A moça morreu
naquela mesma noite. No hospital, ninguém viu a tal mulher entrando ou saindo.
Autoria desconhecida.
Fonte: http://www.sobrenatural.org/.
Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI185.
ATIVIDADE 03
De acordo com o texto, podemos
afirmar que
(A) desde o início do conto a personagem
central estava ciente das suas reais condições de saúde.
(B) sua família e seus amigos
sempre a deixaram a par da sua atual situação.
(C) o clima de terror do conto é trazido logo
no início do texto.
(D) o título do conto não possui
nenhuma relação com o seu conteúdo.
(E) o clima de terror é
demonstrado no final do conto, por causa de uma revelação surpreendente.
ATIVIDADE 04
O que desencadeia o conflito no
enredo?
(A) a negação da morte dos amigos
à moça.
(B) a dúvida da moça sobre o seu
futuro.
(C) o pedido da moça em oração
por flores.
(D) a visita da mãe Berenice.
(E) o anúncio da mãe sobre o
buquê de rosas.
ATIVIDADE 05
5.1 No trecho “entrega à mãe da
moça um maço de rosas vermelhas murchas e sem vida”, as palavras em destaque
(A) caracterizam o estado de saúde da moça –
adjetivo.
(B) nomeiam o presente recebido pela mãe –
substantivo.
(C) substituem o termo maço por
buquê – pronome.
(D) caracterizam as rosas
recebidas pela mãe – adjetivo.
(E) antecedem a locução sem vida
– adjunto adnominal.
5.2 Nas orações “Ela ficou
com uma cara de espanto” e “A moça morreu naquela mesma noite”, as
palavras destacadas, nas respectivas orações, indicam que o predicado é
(A) verbo-nominal nas duas
orações.
(B) nominal em ambas as orações.
(C) verbal, na primeira, e nominal, na segunda
oração.
(D) nominal, na primeira, e verbal, na segunda
oração.
(E) nominal somente na segunda
oração.
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