terça-feira, 5 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 2ºA e B

DATA: 05/05/2020


05 DE MAIO

- Com o auxílio das pesquisas da aula anterior, procurem responder às questões. Coloque a data.

TEXTO I
 Leia o fragmento do conto a seguir. Anote o tema do texto no caderno, não precisa copiá- lo. Copie às questões e responda-as.
Coloque a data.

                                A medalha
  Ela entrou na ponta dos pés. Tirou os sapatos para subir a escada. O terceiro degrau rangia. Pulou-o apoiando-se no corrimão.
 — Adriana!
 A moça ficou quieta, ouvindo. Teve um risinho frouxo quando se inclinou para calçar os sapatos, Ih! que saco.
  Fez um afago no gato que lhe veio ao encontro, esfregando-se na parede. Tomou-o no colo. — Romi, Romi... Então, meu amor?
— Adriana! [...]
 — Acordada ainda, mãe?
 A mulher fez girar a cadeira de rodas e ficou defronte à porta. Vestia uma camisola de flanela e tinha um casaco de tricô atirado nos ombros.
 [...]
 — Precisava ser também na véspera do casamento? [...]
 — Na véspera do casamento. Na vés-pe-ra. Você já viu sua cara no espelho? Já se olhou num espelho? [...]
 — Cínica. Igualzinha ao pai. Ele ia achar graça se te visse assim, aquele cínico.
 — Não fale do meu pai.
— Falo! [...]
— Às vezes nem acredito. Uma filha assim, eu não acredito. [...]
 — Sou ótima, mãe. Uma ótima menina, é o que todo mundo diz. [...]
— Por que não se casa com ele? Hein? Vamos. Adriana, por que não se casa com ele?
 — Com ele quem?
 — Com esse vagabundo que acabou de te deixar no portão.
 — Porque ele não quer, ora.
 — Ah, porque ele não quer — repetiu a mulher. Parecia triunfante.
 — Gostei da sua franqueza, porque ele não quer.
 Ninguém quer, minha querida. Você já teve dúzias de homens e nenhum quis, só mesmo esse inocente do seu noivo...
— Mas ele não é inocente, mãezinha. [...]
                                        TELLES, Fagundes Lygia. A estrutura da bolha de as
ATIVIDADE 01
O que gera o conflito apresentado no fragmento nesse conto?
(A) A paralisia de uma mulher.
(B) A traição de uma noiva.
 (C) O preconceito racial da mãe.
 (D) O desentendimento de filha e mãe.
 (E) O desrespeito de uma filha com a mãe.

ATIVIDADE 02

No conto “A medalha”, é possível entender que o texto tem como característica
(A) a narração em terceira pessoa.
 (B) a descrição subjetiva.
 (C) a narração em primeira pessoa.
(D) a descrição objetiva.
(E) a argumentação objetiva.

TEXTO II
Leia o texto a seguir.
                                       As flores da morte
    Uma moça estava muito doente e teve que ser internada em um hospital. Desenganada pelos médicos, a família não queria que ela soubesse que iria morrer. Todos seus amigos já sabiam. Menos ela. E para todo mundo que ela perguntava se ia morrer, a afirmação era negada. Depois de muito receber visitas, ela pediu durante uma oração que lhe enviassem flores. Caso fosse voltar para casa, queria rosas brancas. Caso fosse ficar mais um tempo no hospital e estivesse em estado grave, queria rosas amarelas. E, rosas vermelhas, caso estivesse próxima sua morte.
   Certa hora, bate à porta de seu quarto uma mulher e entrega à mãe da moça um maço de rosas vermelhas murchas e sem vida. A mulher se identifica como "mãe da Berenice". Nesse meio tempo, a moça que estava dormindo acordou, e a mãe avisou para ela que uma mulher havia deixado um buquê de rosas. Isso, sem saber do pedido que sua filha havia realizado em oração. Ela ficou com uma cara de espanto, quando foi informada pela mãe que quem havia trazido as rosas era a mãe da Berenice. A única coisa que a moça conseguiu responder era que a mãe da Berenice estava morta há dez anos. A moça morreu naquela mesma noite. No hospital, ninguém viu a tal mulher entrando ou saindo.
Autoria desconhecida.
 Fonte: http://www.sobrenatural.org/. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI185. 

ATIVIDADE 03
De acordo com o texto, podemos afirmar que
 (A) desde o início do conto a personagem central estava ciente das suas reais condições de saúde.
(B) sua família e seus amigos sempre a deixaram a par da sua atual situação.
 (C) o clima de terror do conto é trazido logo no início do texto.
(D) o título do conto não possui nenhuma relação com o seu conteúdo.
(E) o clima de terror é demonstrado no final do conto, por causa de uma revelação surpreendente.

ATIVIDADE 04
O que desencadeia o conflito no enredo?
(A) a negação da morte dos amigos à moça.
(B) a dúvida da moça sobre o seu futuro.
(C) o pedido da moça em oração por flores.
(D) a visita da mãe Berenice.
(E) o anúncio da mãe sobre o buquê de rosas.

ATIVIDADE 05

5.1 No trecho “entrega à mãe da moça um maço de rosas vermelhas murchas e sem vida”, as palavras em destaque
 (A) caracterizam o estado de saúde da moça – adjetivo.
 (B) nomeiam o presente recebido pela mãe – substantivo.
(C) substituem o termo maço por buquê – pronome.
(D) caracterizam as rosas recebidas pela mãe – adjetivo.
(E) antecedem a locução sem vida – adjunto adnominal.

5.2 Nas orações “Ela ficou com uma cara de espanto” e “A moça morreu naquela mesma noite”, as palavras destacadas, nas respectivas orações, indicam que o predicado é
(A) verbo-nominal nas duas orações.
(B) nominal em ambas as orações.
 (C) verbal, na primeira, e nominal, na segunda oração.
 (D) nominal, na primeira, e verbal, na segunda oração.
(E) nominal somente na segunda oração.

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