Faça o cabeçalho e copie as questões abaixo. Se puder,
imprima o texto e cole. Lembre-se! Vale nota. Você terá até dia 26/06 para
entregar na escola.
Colégio Estadual de Brazabrantes
Data: 23 de junho de 2020
Nome:-------------------------------------------------------------------------------------------
Série: -----------------------
Professora:---------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa:
Texto 1
“Malditos
românticos, que têm crismado tudo e trocado em seu crismar os nomes que melhor
exprimem as ideias!… O que outrora as chamava em bom português, moça feia, os
reformadores dizem menina simpática!… O que numa moça era antigamente,
desenxabimento, hoje é ao contrário: sublime languidez!… Já não há mais meninas
importunas e vaidosas… As que o foram chamam-se agora espirituosas!… A escola
dos românticos reformou tudo isso, em consideração ao belo sexo.” (MACEDO, Joaquim Manuel de. “A Moreninha”. São Paulo:
FTD, 1991. p.31.)
1.De acordo com o texto e considerando o período em que
a obra foi escrita, é correto afirmar:
a) A figura de
linguagem utilizada no texto para se referir ao modo como as mulheres passam a
ser tratadas pelos artistas românticos é a hipérbole, que consiste no exagero
com o intuito de realçar uma ideia.
b) O termo
“românticos”, utilizado no texto, diz respeito a estado de espírito,
desviando-se do movimento artístico dominante na primeira metade do século XIX
brasileiro.
c) Percebe-se, no
texto, forte influência do Positivismo, pois o personagem preocupa-se com a
maneira através da qual os escritores românticos referem-se às mulheres.
d) A referência ao
modo de tratar a figura feminina exprime uma tentativa de aproximar dois polos
considerados inconciliáveis e opostos, denotando profundo gosto pelo paradoxal
e antitético.
e) O movimento
romântico teve caráter contestador, trazendo mudanças não somente para a arte
como também para o comportamento.
2.Considere as
afirmativas a seguir.
I.Há no texto uma
nítida oposição entre “outrora” e “hoje”, podendo o primeiro ser lido como
“época em que dominavam os valores clássicos”, e o segundo, como “época em que
dominam os valores românticos”.
II.No período
clássico, a designação da realidade era feita através de palavras precisas,
deixando claro que aquele que a focalizava possuía grande conhecimento da
língua portuguesa padrão.
III. No período
romântico, a realidade não é mais vista por uma única perspectiva, por
conseguinte, pode ser apreendida de maneira subjetiva.
IV.Olhar a
realidade de forma romântica ou de forma clássica vem a ser a mesma coisa, pois
o olhar é, antes de mais nada, humano.
Estão corretas
apenas as afirmativas:
a) I e II.
b ) II e IV.
c) I, III e IV.
d) II, III e IV. e ) I e II
3.Dado o fato de
haver no texto o emprego do substantivo “reformadores” aplicado aos românticos,
é correto afirmar que Fabrício:
a) Discorda da
visão de mundo dos românticos, seus contemporâneos.
b) Mostra-se
conservador devido à peculiaridade de sua história familiar.
c) Está efetuando
leitura da oposição visão de mundo romântica e visão de mundo clássica em
período posterior à ocorrência das mesmas.
d) Possui visão de
mundo católica, opondo-se aos adeptos da Reforma de Lutero.
e) Apresenta-se
neutro frente à oposição visão de mundo clássica e visão de mundo romântica.
4.Sobre a
expressão “em bom português”, presente no texto, considere as afirmativas a
seguir. Estão corretas apenas as afirmativas:
I.Conforme aparece
no texto, indica o desejo de estar de acordo com a norma culta da língua
portuguesa.
II.Corresponde à
expectativa de preservar, no uso corrente da língua portuguesa, a clareza e a
objetividade.
III. Conforme
aparece no texto, aponta a valorização da fidelidade aos sentidos originais dos
vocábulos.
IV.É utilizada
para ressaltar a admiração pela língua portuguesa conforme é falada em
Portugal.
a) I e III.
b ) II e III c) II e IV.
d) I, II e IV. e) I, III
e IV.
Texto II
O
problema ecológico
Se uma nave extraterrestre
invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que
neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de
destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano.
Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores
fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada
mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização
significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das
terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não
passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há
muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva
(adaptado).
1) Segundo o Texto III, o cientista americano está preocupado com:
a)A vida neste planeta.
b) A qualidade do espaço aéreo.
c ) O que pensam os
extraterrestres
d ) O seu prestígio no mundo.
e ) Os seres de outro planeta.
2) Para o
autor, a humanidade:
(A)
demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as
palavras do cientista.
(C) age
contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3) Da maneira como
o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está
degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a
civilização o está destruindo.
(C) a
humanidade preserva sua existência.
(D) as
guerras são o principal agente da destruição.
(E) os
recursos para mantê-lo não são suficientes.
4.Se o
homem cuidar da natureza _______ mais saúde. A forma verbal que completa
corretamente a lacuna é:
(A) teve.
(B) tivera.
(C) têm.
(D) tinha.
(E) terá.
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