terça-feira, 23 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3ºA e B

DATA: 23/06/2020


Faça o cabeçalho e copie as questões abaixo. Se puder, imprima o texto e cole. Lembre-se! Vale nota. Você terá até dia 26/06 para entregar na escola.

Colégio Estadual de Brazabrantes
Data: 23 de junho de 2020
Nome:-------------------------------------------------------------------------------------------
Série: -----------------------
Professora:---------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa:


TEXTO I 

Leia o fragmento da obra Capitães da areia, a seguir.

"É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem quinze anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se incorporou aos Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para suas areias todas as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato avermelhado e forte. Não durou muito na chefia o Caboclo Raimundo. Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia brigaram. A desgraça de Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de Pedro, um talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como Pedro estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que não tardou. Uma noite, quando Raimundo quis surrar Barandão, Pedro tomou as dores do negrinho e rolaram na luta mais sensacional a que as areias do cais jamais assistiram. Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num navio. Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi dessa época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da areia, crianças abandonadas que viviam do furto."

Jorge Amado, Capitães da Areia, 50a ed. Rio de Janeiro: Record, 1980, P. 26/7. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI238 Acesso em; 28 maio 202



ATIVIDADE 01  

Pela leitura do texto, pode-se concluir que o romance pretende denunciar que tipo de problema?

(A)   um problema econômico. (Desvalorização do dinheiro);
(B)   um problema de identidade (sem pai e sem mãe);
 (C)    um problema social (vagabundo, preguiçoso);
 (D)    um problema educacional (falta de instrução);
 (E)  um problema social (a questão do menor abandonado).


ATIVIDADE 02  

Pedro Bala assumiu a liderança dos Capitães da areia, pois tinha qualidades peculiares

(A) era jovem, esperto e bem educado.
 (B) era malandro, ousado, mas maltratava os outros.
 (C) era mais ativo e sabia tratar bem os outros.
 (D) era trabalhador, mas não era muito educado.
 (E) era trabalhador, mas desorganizado.

Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI238 Acesso em; 28 maio 2020.

ATIVIDADE 03 

Sobre a obra Capitães da areia, nesse fragmento é possível perceber a narrativa em

(A)  primeira pessoa, narrado pela personagem Pedro Bala.
 (B)  primeira pessoa, narrado pela personagem Raimundo.
(C) primeira pessoa, o autor Jorge Amado relata o cotidiano dos Capitães da areia.
 (D) terceira pessoa, o autor Jorge Amado relata a vida do bando dos Capitães da areia.
 (E) terceira pessoa, o cotidiano dos Capitães é relatado pela personagem Pedro Bala.



ATIVIDADE 04 

Na obra Capitães da Areia é possível identificar as características da geração de 30, 2ª geração pois a obra

(A) apresenta e denuncia uma situação social de abandono dos menores de rua.
 (B) idealiza os personagens ambientados no Estado da Bahia.
 (C) personifica a Bahia e seus problemas recorrentes.
(D) exalta os feitos dos personagens que viviam na Bahia em estado de abandono.
 (E) denuncia o governo por não cuidar dos problemas sociais do Estado da Bahia.



TEXTO I 

Leia o texto a seguir.

Biodiversidade: a peça mais importante para um futuro sustentável

Pela capacidade de mover-se por todas as direções do tabuleiro, a rainha (também conhecida como dama) é considerada a peça mais importante do xadrez, capaz de determinar a vitória ou a derrota de um jogador. Quanto maior a aptidão de um indivíduo às mudanças de cenário, maiores as chances de êxito. No planeta Terra, também podemos identificar um fator capaz de definir nosso sucesso como espécie: fora do tabuleiro, a biodiversidade é a rainha. Não por acaso, neste ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) elegeu o tema para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é fixada em 5 de junho, mas as celebrações se estendem pelo mundo durante todo o mês. A ideia é enfatizar que “somos completamente dependentes de ecossistemas saudáveis e vibrantes para nossa saúde, água, alimentos, medicamentos, roupas, combustível, abrigo e energia”.

Correio Braziliense/Opinião/Malu Nunes/03.065.2020. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI338 Acesso em: 04 jun.2020


ATIVIDADE 01  

O tema abordado no artigo de opinião é sobre

(A) jogo de xadrez.
(B) a importância da rainha no jogo.
 (C) a importância da biodiversidade.
 (D) o dia do meio ambiente.
 (E) o programa de meio ambiente das nações unidas.

ATIVIDADE 02  

Segundo a articulista, qual a pretensão de estender a comemoração sobre o meio ambiente durante todo o mês?

(A) enaltecer a natureza.
 (B) valorizar a biodiversidade.
 (C) discutir as mudanças do cenário ambiental.
 (D) enfatizar a nossa dependência aos ecossistemas.
 (E) Estabelecer políticas sobre o meio ambiente.


ATIVIDADE 03 

No trecho “No planeta Terra, também podemos identificar um fator capaz de definir nosso sucesso como espécie: fora do tabuleiro, a biodiversidade é a rainha. ” O advérbio destacado estabelece circunstância de

(A) inclusão.
(B) exclusão.
 (C) conclusão.
(D) explicação.
 (E) condição.


ATIVIDADE 04 

No trecho “A data é fixada em 5 de junho, mas as celebrações se estendem pelo mundo durante todo o mês.” A conjunção destacada é 

(A) adversativa, pois estabelece contraste em relação à primeira oração. (B) aditiva, pois estabelece acréscimo em relação à primeira oração. (C) explicativa, pois explicar o termo anterior. (D) conclusiva, pois traz a ideia conclusiva em relação a primeira oração. (E) alternativa, pois estabelece a alternância de termos.

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