Faça o cabeçalho e copie as questões abaixo. Se puder,
imprima o texto e cole. Lembre-se! Vale nota. Você terá até dia 26/06 para
entregar na escola.
Colégio Estadual de Brazabrantes
Data: 23 de junho de 2020
Nome:-------------------------------------------------------------------------------------------
Série: -----------------------
Professora:---------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa:
TEXTO I
Leia o fragmento da obra Capitães da areia, a seguir.
"É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia:
Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem
quinze anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe,
seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a
cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. Não há venda,
quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se incorporou aos Capitães da
Areia (o cais recém-construído atraiu para suas areias todas as crianças
abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato avermelhado e
forte. Não durou muito na chefia o Caboclo Raimundo. Pedro Bala era muito mais
ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos
olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia brigaram. A desgraça de Raimundo
foi puxar uma navalha e cortar o rosto de Pedro, um talho que ficou para o
resto da vida. Os outros se meteram e como Pedro estava desarmado deram razão a
ele e ficaram esperando a revanche, que não tardou. Uma noite, quando Raimundo
quis surrar Barandão, Pedro tomou as dores do negrinho e rolaram na luta mais
sensacional a que as areias do cais jamais assistiram. Raimundo era mais alto e
mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no
rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a
chefia dos Capitães da areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num
navio. Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi dessa época
que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da areia, crianças abandonadas
que viviam do furto."
Jorge Amado, Capitães da Areia, 50a ed. Rio de Janeiro:
Record, 1980, P. 26/7. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI238 Acesso
em; 28 maio 202
ATIVIDADE 01
Pela leitura do texto, pode-se
concluir que o romance pretende denunciar que tipo de problema?
(A) um problema econômico. (Desvalorização do
dinheiro);
(B) um problema de identidade (sem pai e sem
mãe);
(C)
um problema social (vagabundo, preguiçoso);
(D)
um problema educacional (falta de instrução);
(E) um
problema social (a questão do menor abandonado).
ATIVIDADE 02
Pedro Bala assumiu a liderança dos
Capitães da areia, pois tinha qualidades peculiares
(A) era jovem, esperto e bem
educado.
(B) era malandro, ousado, mas maltratava os
outros.
(C) era mais ativo e sabia tratar bem os
outros.
(D) era trabalhador, mas não era muito
educado.
(E) era trabalhador, mas desorganizado.
Disponível em:
https://tinyurl.com/GPMDPLPI238 Acesso em; 28 maio 2020.
ATIVIDADE 03
Sobre a obra Capitães da areia,
nesse fragmento é possível perceber a narrativa em
(A)
primeira pessoa, narrado pela personagem Pedro Bala.
(B)
primeira pessoa, narrado pela personagem Raimundo.
(C) primeira pessoa, o autor Jorge
Amado relata o cotidiano dos Capitães da areia.
(D) terceira pessoa, o autor Jorge Amado
relata a vida do bando dos Capitães da areia.
(E) terceira pessoa, o cotidiano dos Capitães
é relatado pela personagem Pedro Bala.
ATIVIDADE 04
Na obra Capitães da Areia é
possível identificar as características da geração de 30, 2ª geração pois a
obra
(A) apresenta e denuncia uma
situação social de abandono dos menores de rua.
(B) idealiza os personagens ambientados no
Estado da Bahia.
(C) personifica a Bahia e seus problemas
recorrentes.
(D) exalta os feitos dos
personagens que viviam na Bahia em estado de abandono.
(E) denuncia o governo por não cuidar dos
problemas sociais do Estado da Bahia.
TEXTO I
Leia o texto a seguir.
Biodiversidade: a peça mais
importante para um futuro sustentável
Pela capacidade de mover-se por
todas as direções do tabuleiro, a rainha (também conhecida como dama) é
considerada a peça mais importante do xadrez, capaz de determinar a vitória ou
a derrota de um jogador. Quanto maior a aptidão de um indivíduo às mudanças de
cenário, maiores as chances de êxito. No planeta Terra, também podemos
identificar um fator capaz de definir nosso sucesso como espécie: fora do
tabuleiro, a biodiversidade é a rainha. Não por acaso, neste ano, o Programa
das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) elegeu o tema para as
comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é fixada em 5 de junho,
mas as celebrações se estendem pelo mundo durante todo o mês. A ideia é
enfatizar que “somos completamente dependentes de ecossistemas saudáveis e
vibrantes para nossa saúde, água, alimentos, medicamentos, roupas, combustível,
abrigo e energia”.
Correio Braziliense/Opinião/Malu
Nunes/03.065.2020. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMDPLPI338 Acesso em: 04
jun.2020
ATIVIDADE 01
O tema abordado no artigo de
opinião é sobre
(A) jogo de xadrez.
(B) a importância da rainha no
jogo.
(C) a importância da biodiversidade.
(D) o dia do meio ambiente.
(E) o programa de meio ambiente das nações
unidas.
ATIVIDADE 02
Segundo a articulista, qual a
pretensão de estender a comemoração sobre o meio ambiente durante todo o mês?
(A) enaltecer a natureza.
(B) valorizar a biodiversidade.
(C) discutir as mudanças do cenário ambiental.
(D) enfatizar a nossa dependência aos
ecossistemas.
(E) Estabelecer políticas sobre o meio
ambiente.
ATIVIDADE 03
No trecho “No planeta Terra, também
podemos identificar um fator capaz de definir nosso sucesso como espécie: fora
do tabuleiro, a biodiversidade é a rainha. ” O advérbio destacado estabelece
circunstância de
(A) inclusão.
(B) exclusão.
(C) conclusão.
(D) explicação.
(E) condição.
ATIVIDADE 04
No trecho “A data é fixada em 5 de
junho, mas as celebrações se estendem pelo mundo durante todo o mês.” A
conjunção destacada é
(A) adversativa, pois estabelece
contraste em relação à primeira oração. (B) aditiva, pois estabelece acréscimo
em relação à primeira oração. (C) explicativa, pois explicar o termo anterior.
(D) conclusiva, pois traz a ideia conclusiva em relação a primeira oração. (E)
alternativa, pois estabelece a alternância de termos.
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