terça-feira, 2 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3ºAeB

DATA: 02/06/2020

Responda às questões. Não precisa copiá-las. COLOQUE DATA
TEMA DA AULA: 2ª GERAÇÃO MODERNISTA
Questões do enem

QUESTÃO 01 (PUCCamp-SP/2017) –
Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era.
(...). E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias.
(...). Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos.
 (RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Martins, 27. ed., s/d, p. 172)
Nessas frases finais do romance Vidas secas,
(A) a família de migrantes anima-se ao ter notícias de que uma vida melhor já lhes estava reservada.
(B) como que voltando ao ponto inicial da narrativa, a família põe-se em marcha, tocada pela seca.
 (C) o temor silencioso que assalta Fabiano e sua família é o de se manterem presos à terra desconhecida.
 (D) o narrador faz ver ao leitor quão atípica se tornou a situação daquela família de nordestinos.
 (E) como que insinuando a impossibilidade de Fabiano alcançar seu destino , o narrador se vale do futuro do pretérito.

Para responder à questão 2, acesse o link de informações abaixo
QUESTÃO 02 (ENEM/2017) –
 Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que a roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.
 RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1994.

 Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão
 (A) “a singularidade”.
 (B) “tais vantagens”.
(C) “os gabos”.
(D) “Longe disso”.
 (E) “em geral”.

Leia as informações sobre Mário Quintana para a questão 3

QUESTÃO 03(ENEM/2017–Adaptada) –
Leia o texto e responda:
A humana condição
Custa o rico no céu
Afirma o povo e não erra).
Porém muito mais difícil
 É um pobre ficar na terra.

QUINTANA, M. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003.
Mário Quintana ficou conhecido por seus “quintanares”, nome que o poeta Manuel Bandeira deu a esses quartetos com pequenas observações sobre a vida. Nessa perspectiva, os versos do poema Da humana condição ressalta
 (A) a desvalorização da cultura popular.
 (B) a falta de sentido da existência humana.
(C) a irreverência diante das crenças do povo.
(D) uma visão irônica das diferenças de classe.
 (E) um olhar objetivo sobre as diferenças sociais.

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