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TEMA DA AULA: 2ª GERAÇÃO MODERNISTA
Questões do enem
QUESTÃO 01 (PUCCamp-SP/2017) –
Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida.
Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era
nem onde era.
(...). E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma
cidade grande cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas
difíceis e necessárias.
(...). Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada,
ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão
mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os
dois meninos.
(RAMOS, Graciliano.
Vidas secas. São Paulo: Martins, 27. ed., s/d, p. 172)
Nessas frases finais do romance Vidas secas,
(A) a família de migrantes anima-se ao ter notícias de que
uma vida melhor já lhes estava reservada.
(B) como que voltando ao ponto inicial da narrativa, a
família põe-se em marcha, tocada pela seca.
(C) o temor
silencioso que assalta Fabiano e sua família é o de se manterem presos à terra
desconhecida.
(D) o narrador faz
ver ao leitor quão atípica se tornou a situação daquela família de nordestinos.
(E) como que
insinuando a impossibilidade de Fabiano alcançar seu destino , o narrador se
vale do futuro do pretérito.
Para responder à questão 2, acesse o
link de informações abaixo
QUESTÃO 02 (ENEM/2017) –
Essas moças tinham o
vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando
principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias,
achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável.
Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se
prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não
me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo
avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com
franqueza que a roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.
RAMOS, G. Infância.
Rio de Janeiro: Record, 1994.
Por meio de recursos
linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias,
promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do
tema é introduzido pela expressão
(A) “a
singularidade”.
(B) “tais vantagens”.
(C) “os gabos”.
(D) “Longe disso”.
(E) “em geral”.
Leia as informações sobre Mário Quintana para a questão 3
QUESTÃO 03(ENEM/2017–Adaptada) –
Leia o texto e responda:
A humana condição
Custa o rico no céu
Afirma o povo e não erra).
Porém muito mais difícil
É um pobre ficar na
terra.
QUINTANA, M. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2003.
Mário Quintana ficou conhecido por seus “quintanares”, nome
que o poeta Manuel Bandeira deu a esses quartetos com pequenas observações
sobre a vida. Nessa perspectiva, os versos do poema Da humana condição ressalta
(A) a desvalorização
da cultura popular.
(B) a falta de
sentido da existência humana.
(C) a irreverência diante das crenças do povo.
(D) uma visão irônica das diferenças de classe.
(E) um olhar objetivo
sobre as diferenças sociais.
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