Faça o cabeçalho e copie as questões abaixo. Se puder,
imprima o texto e cole. Lembre-se! Vale nota. Você terá até dia 26/06 para
entregar na escola.
Colégio Estadual de Brazabrantes
Data: 23 de junho de 2020
Nome:-------------------------------------------------------------------------------------------
Série: -----------------------
Professora:---------------------------------------------------------------------------
Língua Portuguesa:
Texto 1
O labirinto dos manuais
Walcyr
Carrasco
Há alguns meses
troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora,
era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e
até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”,
decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções.
Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever
todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções! Trabalho sempre com
um antigo exemplar da Bíblia na mesa. Examinei. O Gênesis, que descreve toda a
criação do mundo, ocupa cinqüenta páginas. O manual do celular, 49!
Nas semanas
seguintes, tentei abaixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o
vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía
correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um
motorista de táxi.
– Manual
só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.
Teclei.
Dali a pouco apaguei vários endereços. Insisti. O aparelho entrou em alguma
outra função para a qual não estava habilitado. Finalmente, descobri. Está no
vibracall há meses! O único problema é que não consigo botar a campainha de
volta!
Muita
gente pensará: “Que asno!”. Tenho argumentos para me defender. Entre meus
amigos, fui o primeiro a comprar computador. Era uma tralha, que exigia códigos
para tudo. Para achar o cê-cedilha, os dedos da mão tinham de dançar rock
pauleira, tantas eram as teclas para apertar de uma só vez. Tinha de formatar
os disquetes de memória! Aprendi tudo por mim mesmo.
Foi a
mesma coisa quando adquiri meu videocassete. Instalei e aprendi a gravar. Só
sofri na hora de programar pela primeira vez. Agora não consigo mais executar
uma simples programação, tantas são as complicações. Pior ainda é o DVD que
grava. Com a TV por assinatura, mais os canais abertos, nunca dá certo! Soube
de gente que está cobrando para botar músicas em iPod, tal o número de pessoas
que naufragam nas instruções. Tenho dois amigos que sonharam com aparelhos de
MP3. Cada um conseguiu o seu. Outro dia perguntei a um deles se estava
aproveitando.
– Eu ainda
não tive tempo de mexer… – confessou Bob, sem jeito.
Estou de
computador novo. Já veio com o Vista, a última coqueluche da Microsoft. Fiz o
que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido
e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada
instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei
usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342!
Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo
relendo Guerra e Paz?
Tudo foi
criado para simplificar. Mas até o microondas ficou difícil. A não ser que eu
queira fazer pipoca, que possui sua própria tecla. Mas não posso me alimentar
só de pipoca! Ainda se emagrecesse… E o fax com secretária eletrônica? O
anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual
exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no
primeiro! Outro dia a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A
secretária disparou todas, desde o início do ano!
Eu sei que
para a garotada que está aí tudo isso parece muito simples. Mas o mundo é para
todos, não? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria
aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as
funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo!
Leia o texto 1
para responder às questões de números 1 a 5.
1 -Pelos comentários feitos pelo
narrador, pode-se concluir corretamente que
(A) ( ) a leitura de obras-primas da literatura é
atividade mais produtiva do que utilizar celulares e computadores.
(B) ( ) os manuais cujas diversas
instruções os usuários não conseguem compreender e pôr em prática são
improdutivos.
(C) ( ) a vendedora foi
convincente, pois o narrador comprou o celular, embora duvidasse das qualidades
prometidas pelo aparelho.
(D) ( ) o manual sobre
computadores, ao contrário de outros do gênero, cumpria a promessa assumida nos
dizeres impressos na capa.
2 - Analise as afirmações sobre trechos do texto e
assinale a correta.
(A) ( ) Em – Há alguns meses, troquei meu celular. – o
verbo haver indica tempo decorrido e pode ser substituído,
corretamente, por Fazem.
(B) ( ) Em – Fotografava, fazia vídeos, recebia
e-mails e até servia para
telefonar. – o termo em destaque expressa a ideia de exclusão.
(C) ( ) Em – Virou um labirinto de instruções! – o termo em destaque foi empregado
em sentido figurado, indicando confusão, incompreensibilidade.
(D) ( ) Em – Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. – o termo em
destaque pode ser substituído, corretamente e sem alteração do sentido do
texto, por limitada.
3 - No trecho “Do
que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?” Observe que o
cronista empregou um pronome para evitar a repetição de palavras. Tendo por
referência a gramática normativa, assinale a alternativa em que os pronomes
substituem, corretamente, as expressões em destaque no trecho: Tentei
ouvir as mensagens. A
secretária eletrônica disparou todas
as mensagens, desde o início do ano!
(A) ( ) ouvi-las ...
disparou-as
(B) ( ) ouvi-las ...
disparou-lhes
(C) ( ) ouvir-las ...
disparou-as
(D) ( ) ouvir-lhes
... disparou-as
4 - Entre as características que definem uma crônica,
estão presentes no texto de Walcyr Carrasco:
(A) a narração em 3ª pessoa e o uso expressivo da pontuação.
(B) a criação de imagens hiperbólicas e o predomínio do
discurso direto.
(C) o emprego de linguagem acessível ao leitor e a abordagem
de fatos do cotidiano.
(D) a existência de trechos cômicos e a narrativa restrita
ao passado do autor.
Disponível em: http://veredasdalingua.blogspot.com/2016/02/fatec-2012-2-semestre-prova-de-lingua.html Acesso: 04, mai. 2020. (Adaptadas)
5- A coesão sequencial é responsável por criar as condições para
a progressão textual e ocorre por meio de conjunções e articuladores
textuais. Indique a relação semântica estabelecida pelo conectivo em destaque,
no trecho “Tudo foi criado para simplificar. Mas até o microondas ficou
difícil.”
(A)
( ) a expressão ”mas” marca uma sequenciação de
ideias.
(B)
( ) o conectivo “mas” inicia oração que exprime
ideia de contraste.
(C)
( ) o termo “mas” introduz uma generalização.
(D)
( ) o termo “mas” exprime uma justificativa.
6 – Considere as alternativas abaixo sobre o gênero crônica:
I. A linguagem da
crônica costuma ser sempre muito rebuscada, marcada pela formalidade.
II. As crônicas são escritas para durar
pouco, tratam de
acontecimentos corriqueiros do cotidiano e, geralmente, estão relacionadas ao
contexto em que são produzidas.
III. Entre as características da crônica estão: narrativa curta, linguagem simples e coloquial, poucos
personagens, espaço reduzido e acontecimentos urbanos e cotidianos.
IV- Geralmente, as crônicas são produzidas somente
para meios de comunicação televisivos.
Qual(is) está(ão)
correta(s)?
A) ( ) Apenas
II e III.
B) ( ) Apenas
II.
C) ( ) Apenas I
e II.
D)
( ) Apenas
III.
7- Sobre as crônicas
jornalísticas, está correto afirmar que:
(A)
( ) é aquela
que contém apenas elementos da narração em sua
estrutura, ou seja, que
apresenta personagens, tempo, espaço e enredo.
(B)
( ) em geral, tem
um enfoque humorístico acerca das cenas e acontecimentos
cotidianos.
(C)
( ) mistura fragmentos narrativos, contém
fatos do cotidiano e promove-se uma reflexão sobre eles, bem como trechos
de reflexão e argumentação sobre o fato narrado.
(D)
( ) uma das marcas das crônicas narrativas e
jornalísticas é, em geral, ter um enfoque humorístico acerca das
cenas e acontecimentos cotidianos.
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