DATA 01/09/2020
Colégio Estadual de Brazabrantes
Nome:---------------------------------------------------------------------
2 º ----
Data:---/08/20
Professoras: Daniella e M. Conceição
ATIVIDADE AVALIATIVA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Essa propaganda
defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra.
Isso se evidencia pela
a) predominância de
tons claros na composição da peça publicitária.
b) associação entre
uma arma de fogo e um megafone.
c) grafia com
inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan.
d) imagem de uma
mão segurando um megafone.
e) representação
gráfica da propagação do som.
2. (ENEM 2017)
Campanhas publicitárias podem evidenciar problemas
a) alertar os homens agressores sobre as consequências de
seus atos.
b) conscientizar a população sobre a necessidade de
denunciar a violência doméstica.
c) instruir as mulheres sobre o que fazer em casos de
agressão.
d) despertar nas crianças a capacidade de reconhecer atos de
violência doméstica.
e) exigir das autoridades ações preventivas contra a
violência doméstica
3. Leia o anúncio publicitário a seguir:
( a ) a identificação com o público-alvo a que se
destina o anúncio.
( b ) o reconhecimento do intertexto entre a
publicidade e um dito popular.
( c ) a atenção para a imagem da parte do corpo
humano selecionada aleatoriamente.
( d ) a avaliação da imagem como uma sátira às
atrações de terror.
( e ) a percepção do sentido literal da expressão
“noites do terror”, equivalente à expressão “noites de terror”.
4.Leia mais uma questão do Enem:
5. (Fuvest-2003) -
Leia o texto a seguir.
Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se
vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá
com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo
tricô. Não tem a menor dúvida de que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara,
reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele
estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e… O
homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha
nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que
coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os
meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o
que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando,
chorando, sem olhar para trás. O garoto fica olhando para a sua figura que se
afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver
quarenta, quarenta e poucos anos, como eu vou ser sentimental!
(Luís Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola)
O discurso indireto livre é empregado na seguinte passagem:
(A) Que coisa é a
vida. Que coisa pior ainda é o tempo.
(B) Reconhece a sua
própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena.
(C) Um homem vem caminhando por um parque quando de repente
se vê com sete anos de idade.
(D) O homem tenta
dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo,
longamente.
(E) O garoto fica
olhando para a sua figura que se afasta.
6. Observe a Piada que segue e julgue
V (verdadeiro) ou F (falso).
A aula de Juquinha
Na aula sobre
conjunções, a professora pede ao menino que exemplifique a diferença entre,
“portanto” e “entretanto”.
Ele pensa um pouco, lembra-se do que aprendeu e começa:
- Todo mundo me
conhece onde moro, portanto deveria ser chamado de Juquinha. Entretanto, como
aperto os botões do elevador quando desço e quando subo, sou conhecido como
“sacana do décimo andar”.
( ) O emprego das pessoas do discurso, ora na 2ª ora na 3ª
prejudica o efeito humorístico da piada.
( ) O efeito
humorístico está apenas na fala de Juquinha.
( ) Quando, na piada, encontramos “Ele pensa um pouco,
lembra-se do que aprendeu e começa:” os dois pontos (:) nesse caso, marcam que
vai se iniciar uma fala.
( ) As conjunções
empregadas na fala do personagem, podem, respectivamente ser substituídas por
Logo e Contudo.
A sequência correta é
a seguinte:
(A) V – F – V – F.
(B) F – V – V – V.
(C) F – F – V – V.
(D) F – V – F – V.
(E) F – V – V – F.
7. (ITA/2019) –
Assinale a alternativa que melhor complete o seguinte
trecho. No plano expressivo, a força da ____________ em _____________ provém
essencialmente de sua capacidade de _____________ o episódio, fazendo
______________ da situação a personagem, tornando-a viva para o ouvinte, à
maneira de uma cena de teatro __________ o narrador desempenha a mera função de
indicador de falas.
(A) narração – discurso indireto – enfatizar – ressurgir –
onde.
(B) narração –
discurso onisciente – vivificar – demonstrar-se – donde.
(C) narração –
discurso direto – atualizar – emergir – em que.
(D) narração –
discurso indireto livre – humanizar – imergir – na qual.
(E) dissertação –
discurso direto e indireto – dinamizar – protagonizar – em que
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