DATA 29/09/2020
RETOMADA DE CONTEÚDO: ROMANTISMO
COLOQUE
O TEMA DA AULA , DATA E AS RESPOSTAS
QUESTÃO 01
(FEI) - Numere a coluna da esquerda, de acordo com a coluna
da direita, tendo em vista a poesia romântica brasileira:
1. primeira geração.
2. segunda geração.
3. terceira geração.
( ) abolicionismo.
( ) condoreirismo.
( ) autocomiseração exacerbada.
( ) obsessão pela
morte.
( ) indianismo.
( ) nacionalismo.
Agora, escolha a
alternativa que apresenta a sequência correta dos numerais:
(A) 2 - 3 - 2 - 1 - 2
– 1.
(B) 1 - 3 - 2 - 1 - 2
– 3.
(C) 3 - 2 - 2 - 1- 2
– 2.
(D) 2 - 1 - 2 - 2 - 1 – 1.
(E) 3 - 3 - 2 - 2 - 1
– 1.
QUESTÃO 2
(F.C. CHAGAS) - O
movimento romântico, cujas origens estão na Alemanha e na Inglaterra, adquiriu
na literatura brasileira um reflexo extraordinário porque
(A) nossas letras contavam, à época, com artistas do talento
de um Machado de Assis e de um Raul Pompéia;
(B) coincidiu com o
momento decisivo de definição da nossa nacionalidade e de valorização do nosso
passado histórico;
(C) prosperavam,
entre nós, os sentimentos nativistas elevados ao mais alto plano estético, como
demonstram os poemas "O Uruguai" e "Caramuru";
(D) nosso complexo
cultural de colonizadores encontrava na prosa intimista sua expressão mais
adequada e natural;
(E) nossos homens de letras e de ciências criaram teorias em
que se demonstrava a flagrante superioridade do pensamento anglo-germânico
sobre o de outros povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário