DATA 15/09/2020
Essa atividade é para ser colocada em seu PORTFÓLIO, então seja bastante organizado(a).
Não se esqueça de me enviar uma imagem dela.
Para essa aula é importante:
- assistir à videoaula.
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/.
- assistir à
videoaula sobre colocação pronominal.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=yWOEPid_u2A
TEXTO I
Leia o fragmento do
conto “Nhola do Anjos e a cheia do Rio Corumbá”, de Bernardo Élis.
– Fio, fais um zóio
de boi lá fora pra nóis.
O menino saiu do
rancho com um baixeiro na cabeça, e no terreiro, debaixo da chuva miúda e
continuada, enfincou o calcanhar na lama, rodou sobre ele o pé, riscando com o
dedão uma circunferência no chão mole – outra e mais outra. Três círculos
entrelaçados, cujos centros formavam um triângulo equilátero.
Isto era simpatia
para fazer estiar. E o menino voltou:
– Pronto, vó.
– O rio já encheu mais? – perguntou ela.
– Chi, tá um mar
d’água! Qué vê, espia, – e apontou com o dedo para fora do rancho. A velha foi
até a porta e lançou a vista. Para todo lado havia água. Somente para o sul,
para a várzea, é que estava mais enxuto, pois o braço do rio aí era pequeno. A
velha voltou para dentro, arrastando-se pelo chão, feito um cachorro, cadela,
aliás: era entrevada. Havia vinte anos apanhara um “ar de estupor” e desde
então nunca mais se valera das pernas, que murcharam e se estorceram.
Começou a escurecer
nevroticamente. Uma noite que vinha vagarosamente, irremediavelmente, como o
progresso de uma doença fatal. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMPEMLPI272.
Acesso em: 28 ago. 2020.
ATIVIDADE 01
O conflito gerado no conto “Nhola dos Anjos e a cheia do Rio
Corumbá” ocorre em razão
(A) do uso de
simpatias e da inocência do menino.
(B) de ordens
autoritárias de sua avó.
(C) da enchente
provocada por fortes chuvas.
(D) da doença da
velha senhora Nhola dos Anjos.
(E) da noite que avançava como uma doença fatal.
ATIVIDADE 02
“– Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis.” No trecho
apresentado, pode-se afirmar que o autor usa no diálogo dos personagens a
variedade linguística que retrata a fala
(A) simples, para
representar o sotaque sulista.
(B) coloquial, representando o regionalismo.
(C) formal,
representada por personagens instruídas.
(D) simples,
representando personagens urbanas.
(E) padrão, que
representa a simplicidade do
ATIVIDADE 03
“A velha voltou para
dentro, arrastando-se pelo chão [...].” No trecho, há um pronome
destacado, conclui-se sobre a colocação pronominal o uso de
(A) próclise, pois o
pronome vem antes do verbo.
(B) próclise, pois o pronome ocorre após o verbo.
(C) ênclise, pois não
se inicia oração com pronome átono.
(D) ênclise, pois o
pronome está antes do verbo.
(E) mesóclise, pois o
verbo está no futuro do presente.
ATIVIDADE 04
No trecho “– Chi, tá um mar d’água! Qué vê, espia [...]”, a palavra destacada é o mesmo que
(A) ouça.
(B) observe.
(C) escute.
(D) acalme.
(E) cale.
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