segunda-feira, 14 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3A e B 15/09

 DATA 15/09/2020

Essa atividade é para ser colocada em seu PORTFÓLIO, então seja bastante organizado(a). Não se esqueça de me enviar uma imagem dela.

Para essa aula é importante:

- assistir à videoaula.

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/.

 - assistir à videoaula sobre colocação pronominal.

Disponível em:

 https://www.youtube.com/watch?v=yWOEPid_u2A

TEXTO I

   Leia o fragmento do conto “Nhola do Anjos e a cheia do Rio Corumbá”, de Bernardo Élis.

   – Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis.

   O menino saiu do rancho com um baixeiro na cabeça, e no terreiro, debaixo da chuva miúda e continuada, enfincou o calcanhar na lama, rodou sobre ele o pé, riscando com o dedão uma circunferência no chão mole – outra e mais outra. Três círculos entrelaçados, cujos centros formavam um triângulo equilátero.

   Isto era simpatia para fazer estiar. E o menino voltou:

 – Pronto, vó.

– O rio já encheu mais? – perguntou ela.

 – Chi, tá um mar d’água! Qué vê, espia, – e apontou com o dedo para fora do rancho. A velha foi até a porta e lançou a vista. Para todo lado havia água. Somente para o sul, para a várzea, é que estava mais enxuto, pois o braço do rio aí era pequeno. A velha voltou para dentro, arrastando-se pelo chão, feito um cachorro, cadela, aliás: era entrevada. Havia vinte anos apanhara um “ar de estupor” e desde então nunca mais se valera das pernas, que murcharam e se estorceram.

   Começou a escurecer nevroticamente. Uma noite que vinha vagarosamente, irremediavelmente, como o progresso de uma doença fatal. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMPEMLPI272. Acesso em: 28 ago. 2020.

ATIVIDADE 01

O conflito gerado no conto “Nhola dos Anjos e a cheia do Rio Corumbá” ocorre em razão

 (A) do uso de simpatias e da inocência do menino.

 (B) de ordens autoritárias de sua avó.

 (C) da enchente provocada por fortes chuvas.

 (D) da doença da velha senhora Nhola dos Anjos.

(E) da noite que avançava como uma doença fatal.

 

ATIVIDADE 02

“– Fio, fais um zóio de boi lá fora pra nóis.” No trecho apresentado, pode-se afirmar que o autor usa no diálogo dos personagens a variedade linguística que retrata a fala

 (A) simples, para representar o sotaque sulista.

(B) coloquial, representando o regionalismo.

 (C) formal, representada por personagens instruídas.

 (D) simples, representando personagens urbanas.

 (E) padrão, que representa a simplicidade do

 

ATIVIDADE 03

 “A velha voltou para dentro, arrastando-se pelo chão [...].” No trecho, há um pronome destacado, conclui-se sobre a colocação pronominal o uso de

 (A) próclise, pois o pronome vem antes do verbo.

(B) próclise, pois o pronome ocorre após o verbo.

 (C) ênclise, pois não se inicia oração com pronome átono.

 (D) ênclise, pois o pronome está antes do verbo.

 (E) mesóclise, pois o verbo está no futuro do presente.

 

ATIVIDADE 04

No trecho “– Chi, tá um mar d’água! Qué vê, espia [...]”, a palavra destacada é o mesmo que 

(A) ouça.

 (B) observe. 

(C) escute. 

(D) acalme. 

(E) cale.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INGLES 3A -- 25/01

 DATA25/01/2021 Orientações : ·          Coloque a data e o assuto da aula de hoje em seu caderno. ·          Letra legível e de forma o...