terça-feira, 1 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3A eB 01/09

 DATA 01/09/2020

Colégio Estadual de Brazabrantes

Nome: -------------------------------------------------------------------------

Série: 3 A e B

Data: --/08/2020

Professoras: Daniella e M. Conceição

 

TEXTO I

Leia o fragmento do Artigo de opinião a seguir.

Na antevéspera das eleições municipais, julgo oportuna a discussão de assunto que integra o rol dos graves problemas brasileiros. Minas Gerais divide-se em 853 municípios; a seguir vem São Paulo com 645. Roraima tem 15, e o Amapá, 16. O Brasil é heterogêneo em todos os aspectos. Entre os municípios, as disparidades são assustadoras. [...]

 A tarefa de tornar o Brasil mais justo, mais saudável, mais seguro, com menos desemprego começa nos municípios. É conhecida, porém, a avaliação negativa em relação a boa parte das câmaras municipais e prefeituras. Os municípios interioranos dispõem de pessoas qualificadas, com vocação para a vida pública. São mulheres e homens de todas as idades e profissões, trabalhadores, honestos, lúcidos, que se afastam da política pelo temor do contágio.

PAZZIANOTTO, Almir. Correio Braziliense, Opinião, 16 ago. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMPEMLPI264. Acesso em: 16 ago. 2020.

ATIVIDADE 01

O artigo de opinião traz como tema

(A) os problemas brasileiros.

 (B) as eleições municipais.

 (C) a justiça no Brasil.

 (D) o desemprego nos municípios.

 (E) a qualificação das pessoas.

ATIVIDADE 02

Em qual trecho, a seguir, há uma opinião do autor?

 (A)        “Na antevéspera das eleições municipais, julgo oportuna a discussão de assunto que integra o rol dos graves problemas brasileiros

  (B) “Minas Gerais divide-se em 853 municípios; a seguir vem São Paulo com 645.

  (C) “O Brasil é heterogêneo em todos os aspectos.

  (D) “Os municípios interioranos dispõem de pessoas qualificadas, com vocação para a vida pública.

  (E) “Entre os municípios, as disparidades são assustadoras.

               

ATIVIDADE 03

“É conhecida, porém, a avaliação negativa em relação a boa parte das câmaras municipais e prefeituras.” No trecho, a conjunção destacada é

               (A)aditiva.

                 (B) explicativa.

                (C) alternativa.

                 (D) adversativa.

                 (E) conclusiva.

ATIVIDADE 04

De acordo com o articulista, é possível identificar que o Estado com maior número de municípios é

(A) São Paulo.

(B) Amapá.

(C) Roraima.

(D) Minas Gerais.

 (E) Goiás.

 

TEXTO II

 Leia o fragmento do romance Vidas Secas.

O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.

 […]. Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. […]

 

ATIVIDADE 01

Sobre a obra Vidas Secas, é correto afirmar que

 (A) a preocupação com a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da vida, habitualmente presente nos poemas do autor.

(B) apresenta temática indianista, a exemplo do que fizera Gonçalves Dias em Os timbiras e Canção do tamoio.

(C) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos humanizam-se.

(D) Chico Bento, antes da seca, não era vagabundo, nem bandido; era um trabalhador rural.

 (E) narra a história de um burguês, Paulo Honório, que passara da condição de caixeiro-viajante e guia de cego à de rico proprietário de uma fazenda. Para atingir seus objetivos, o protagonista elimina todos os empecilhos que se colocam à sua frente, inclusive pessoas.

ATIVIDADE 02

 “E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. ” No trecho, evidencia-se o período em que é ambientada a obra, sendo

(A)         inverno. (B) seca. (C) primavera. (D) outono. (E) chuva.

ATIVIDADE 03

“Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da

beira do rio, descansavam, bebiam [...]”.

No trecho, a palavra em destaque é acentuada, justifica-se porque é

                (A) uma oxítona terminada com a voga “a”.

                (B) uma paroxítona terminada com a vogal “a”.

                (C) paroxítona, pois todas são acentuadas.

                (D) proparoxítona terminada com a vogal “a”.

                (E) proparoxítona, pois todas são acentuadas.

TEXTO III

ATIVIDADE I

 

 Leia o fragmento do Romance Vidas Secas.

Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundiase com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio.

Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. (Graciliano Ramos)

O texto, no seu conjunto, enfatiza

 (A) a pobreza física do personagem.

 (B) a falta de escolaridade do personagem.

 (C) a miséria moral do personagem.

(D) a identificação do personagem com o mundo animal.

 (E) a falta de esperança e o apreço pela vida.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INGLES 3A -- 25/01

 DATA25/01/2021 Orientações : ·          Coloque a data e o assuto da aula de hoje em seu caderno. ·          Letra legível e de forma o...