DATA 01/09/2020
Colégio Estadual de Brazabrantes
Nome:
-------------------------------------------------------------------------
Série: 3 A e B
Data: --/08/2020
Professoras: Daniella e M. Conceição
TEXTO I
Leia o fragmento do Artigo de opinião a seguir.
Na antevéspera das eleições municipais, julgo oportuna a
discussão de assunto que integra o rol dos graves problemas brasileiros. Minas
Gerais divide-se em 853 municípios; a seguir vem São Paulo com 645. Roraima tem
15, e o Amapá, 16. O Brasil é heterogêneo em todos os aspectos. Entre os
municípios, as disparidades são assustadoras. [...]
A tarefa de tornar o
Brasil mais justo, mais saudável, mais seguro, com menos desemprego começa nos
municípios. É conhecida, porém, a avaliação negativa em relação a boa parte das
câmaras municipais e prefeituras. Os municípios interioranos dispõem de pessoas
qualificadas, com vocação para a vida pública. São mulheres e homens de todas
as idades e profissões, trabalhadores, honestos, lúcidos, que se afastam da
política pelo temor do contágio.
PAZZIANOTTO, Almir. Correio Braziliense, Opinião, 16 ago.
2020. Disponível em: https://tinyurl.com/GPMPEMLPI264. Acesso em: 16 ago. 2020.
ATIVIDADE 01
O artigo de opinião traz como tema
(A) os problemas brasileiros.
(B) as eleições
municipais.
(C) a justiça no
Brasil.
(D) o desemprego nos
municípios.
(E) a qualificação
das pessoas.
ATIVIDADE 02
Em qual trecho, a seguir, há uma opinião do autor?
(A) “Na antevéspera das eleições municipais,
julgo oportuna a discussão de assunto que integra o rol dos graves problemas
brasileiros
(B) “Minas Gerais
divide-se em 853 municípios; a seguir vem São Paulo com 645.
(C) “O Brasil é
heterogêneo em todos os aspectos.
(D) “Os municípios
interioranos dispõem de pessoas qualificadas, com vocação para a vida pública.
(E) “Entre os
municípios, as disparidades são assustadoras.
ATIVIDADE 03
“É conhecida, porém, a avaliação negativa em relação a boa
parte das câmaras municipais e prefeituras.” No trecho, a conjunção destacada é
(A)aditiva.
(B) explicativa.
(C)
alternativa.
(D) adversativa.
(E) conclusiva.
ATIVIDADE 04
De acordo com o articulista, é possível identificar que o
Estado com maior número de municípios é
(A) São Paulo.
(B) Amapá.
(C) Roraima.
(D) Minas Gerais.
(E) Goiás.
TEXTO II
Leia o fragmento do
romance Vidas Secas.
O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal,
provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas
árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida,
seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os
poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado.
[…]. Alguns dias
antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um
risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor
de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes
minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão
sinistra das tardes. […]
ATIVIDADE 01
Sobre a obra Vidas Secas, é correto afirmar que
(A) a preocupação com
a fidedignidade histórica e com o tom épico atenua o sentimento dramático da
vida, habitualmente presente nos poemas do autor.
(B) apresenta temática indianista, a exemplo do que fizera
Gonçalves Dias em Os timbiras e Canção do tamoio.
(C) as personagens humanas, em razão da seca, da fome, da
miséria e das injustiças sociais, animalizam-se; em contrapartida, os bichos
humanizam-se.
(D) Chico Bento, antes da seca, não era vagabundo, nem
bandido; era um trabalhador rural.
(E) narra a história
de um burguês, Paulo Honório, que passara da condição de caixeiro-viajante e
guia de cego à de rico proprietário de uma fazenda. Para atingir seus
objetivos, o protagonista elimina todos os empecilhos que se colocam à sua
frente, inclusive pessoas.
ATIVIDADE 02
“E olhava com
desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. ” No
trecho, evidencia-se o período em que é ambientada a obra, sendo
(A) inverno.
(B) seca. (C) primavera. (D) outono. (E) chuva.
ATIVIDADE 03
“Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da
beira do rio, descansavam, bebiam [...]”.
No trecho, a palavra em destaque é acentuada, justifica-se
porque é
(A) uma
oxítona terminada com a voga “a”.
(B) uma
paroxítona terminada com a vogal “a”.
(C)
paroxítona, pois todas são acentuadas.
(D)
proparoxítona terminada com a vogal “a”.
(E)
proparoxítona, pois todas são acentuadas.
TEXTO III
ATIVIDADE I
Leia o fragmento do
Romance Vidas Secas.
Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus
pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado
confundiase com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada,
monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava
bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio.
Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma
língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopeias. (Graciliano
Ramos)
O texto, no seu conjunto, enfatiza
(A) a pobreza física
do personagem.
(B) a falta de
escolaridade do personagem.
(C) a miséria moral
do personagem.
(D) a identificação do personagem com o mundo animal.
(E) a falta de
esperança e o apreço pela vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário