DATA 30/09/2020
30 DE SETEMBRO E 01 DE OUTUBRO
ATIVIDADE PARA O PORTFÓLIO:
FAÇA O
CABEÇALHO COMPLETO, COPIAR O TÍTULO DO TEXTO, O GÊNERO E AS QUESTÕES
Leia o texto abaixo e depois responda às
atividades.
Goiânia, 25 de
abril de 2019. Cara
Márcia Lopes, Sabemos
que você é a pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola
e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda. Como
você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os
livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras
que ficam na parte alta do armário. Nós
não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não
permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles. Os
livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar, a organização não se
mantém porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização
do volume que procuramos. Outro
problema devido ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos
que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos. Para
solucionarmos esses problemas, solicitamos a aquisição de sete caixinhas como
as da biblioteca, esses problemas
estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca. Desde
já agradecemos sua atenção, Alunos do 7ª B |
Atividades
1. Você já
presenciou alguém fazendo uma solicitação de algo? Qual foi a solicitação e os
argumentos utilizados para convencer o destinatário a tomar providências?
2. Na carta de solicitação lida, quem são o destinatário e o
remetente?
3. O que foi solicitado na carta? Quais foram os argumentos?
4. Qual o assunto dessa carta?
a) ( ) uma reclamação sobre a biblioteca.
b) ( ) uma
solicitação para aquisição de sete caixinhas.
c) ( ) um pedido para um passeio.
d) ( ) uma reclamação sobre um passeio.
5. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da
carta do leitor lida acima.
Local e
data |
|
Vocativo e
destinatário |
|
Corpo do
texto |
|
Expressão
de despedida |
|
Assinatura |
|
6. Assinale V para
verdadeiro e F para falso:
a) ( ) A carta de
reclamação deve apresentar local e data.
b) ( )A carta de
reclamação serve para o remetente pedir providência sobre algum problema.
c) ( ) Devemos usar a
língua coloquial para escrever carta de reclamação.
d) ( ) Não precisa de
despedida e nem assinatura na carta de reclamação.
e) ( ) Deve-se ter o
cuidado de escrever a carta de reclamação para a pessoa certa, ou seja, aquela
responsável para resolver o problema.
f) ( ) A carta de solicitação tem como objetivo estabelecer uma
comunicação entre pessoas íntimas.
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