terça-feira, 29 de setembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 7A e B 30/09

 DATA 30/09/2020

30 DE SETEMBRO E 01 DE OUTUBRO

ATIVIDADE PARA O PORTFÓLIO:

FAÇA O CABEÇALHO COMPLETO, COPIAR O TÍTULO DO TEXTO, O GÊNERO E AS QUESTÕES

 

Leia o texto abaixo e depois responda às atividades.

 

Goiânia, 25 de abril de 2019.

Cara Márcia Lopes,

Sabemos que você é a pessoa responsável pela compra de material pedagógico da escola e, por isso, escrevemos esta carta, pois estamos precisando da sua ajuda.

Como você sabe, as classes têm uma pequena biblioteca nas salas de aula. Os livros, em geral, ficam nas “casinhas” desocupadas pelas pastas ou nas prateleiras que ficam na parte alta do armário.

Nós não estamos usando as “casinhas” porque temos apenas duas vagas, o que não permite acomodar todos os livros nem possibilita uma boa classificação deles.

Os livros, portanto, estão nas prateleiras. Nesse lugar, a organização não se mantém porque eles não param em pé, o que torna muito difícil a localização do volume que procuramos.

Outro problema devido ao fato de caírem na prateleira é a quantidade de estragos que nossos livros estão sofrendo: amassos e rasgos.

Para solucionarmos esses problemas, solicitamos a aquisição de sete caixinhas como as da biblioteca, esses problemas estariam resolvidos e nós iríamos aproveitar melhor nossa pequena biblioteca.

Desde já agradecemos sua atenção,

Alunos do 7ª B

Atividades

 

1. Você já presenciou alguém fazendo uma solicitação de algo? Qual foi a solicitação e os argumentos utilizados para convencer o destinatário a tomar providências?

 

2. Na carta de solicitação lida, quem são o destinatário e o remetente?

 

3. O que foi solicitado na carta? Quais foram os argumentos?

4. Qual o assunto dessa carta?

 

a) (   ) uma reclamação sobre a biblioteca.

b) (   ) uma solicitação para aquisição de sete caixinhas.

c) (   ) um pedido para um passeio.

d) (   ) uma reclamação sobre um passeio.

 

5. No quadro abaixo, relacione as partes da estrutura da carta do leitor lida acima.

Local e data

 

Vocativo e destinatário

 

Corpo do texto

 

Expressão de despedida

 

Assinatura

 

 

6. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

a) (   ) A carta de reclamação deve apresentar local e data.

b) (   )A carta de reclamação serve para o remetente pedir providência sobre algum problema.

c) (   ) Devemos usar a língua coloquial para escrever carta de reclamação.

d) (   ) Não precisa de despedida e nem assinatura na carta de reclamação.

e) (   ) Deve-se ter o cuidado de escrever a carta de reclamação para a pessoa certa, ou seja, aquela responsável para resolver o problema.

   f) (   ) A carta de solicitação tem como objetivo estabelecer uma comunicação entre pessoas íntimas.


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