DATA 28/10/2020
3A EDUARDO
Atividade para portfolio, pegar impressão no colégio a partir das 13h
3B NARA
Atividades e Orientação:
·
Coloque a data e o assunto da
aula em seu caderno,
·
Letra legível,
·
Façam a leitura do texto com
atenção,
·
Copie-o em seu caderno.
Materialismo histórico
O materialismo histórico é
uma teoria política,
sociológica e econômica desenvolvida por Karl
Marx e Friedrich Engels no
século XIX. Os pensadores haviam entendido que o século XIX, vivente da alta
modificação social propiciada pela Revolução Industrial,
possuía uma nova configuração, baseada na força de produção da burguesia e na
exploração da mão de obra da classe trabalhadora por parte da classe burguesa
(donos das fábricas).
Os
sociólogos também entenderam que sempre houve um movimento histórico de luta de classes na
sociedade e que esse movimento era a essência da humanidade. A teoria de Marx e
Engels divergia do idealismo alemão, principalmente de Hegel, que entendia
haver um movimento intelectual de cada época que influencia as pessoas. Para Marx
e Engels, eram as pessoas que faziam a sua época.
Materialismo histórico e dialético
Materialismo
histórico e dialético é o nome da teoria desenvolvida por Marx e Engels. Marx
realizou estudos
econômicos publicados na série de livros O capital, em parceria com
Friedrich Engels, bem como escreveu e teve a publicação póstuma de seus Manuscritos econômico políticos,
em que estudou a organização política da
Europa após a Revolução Industrial.
Marx foi
profundamente influenciado pelo filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel,
que havia formulado uma teoria dialética baseada na ideia da formação de
um espírito de época, que, segundo seu autor, era uma espécie
de ideia metafísica e coletiva que fazia com que as pessoas vivessem de certo
modo.
No início, Marx
foi adepto dessa teoria, porém, com o passar do tempo, ele percebeu
contradições internas nela. Uma delas foi a ideia de imobilidade
das classes sociais. Enquanto a teoria hegeliana admite uma imobilidade
metafísica das classes, Marx admitia ser possível o oposto: a subversão das
classes. Tal subversão somente seria possível por meio de uma revolução.
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