DATA 27/10/2020
RESPONDA AS ATIVIDADES A SEGUIR , ELA SERÁ PARA O SEU PORTFÓLIO
DESAFIO WEEKEND TEMA DA AULA: PARNASIANISMO/SIMBOLISMO :
MANDE BEM NO ENEM
COLOQUE
O CABEÇALHO COMPLETO, LETRA LEGÍVEL, A DATA. CAPRICHE! TIRE UMA FOTO E ME
ENVIE.
QUESTÃO 01 (CEFET-PA)
- Leia os versos:
Esta, de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos,
brilhantes copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Era o poeta de Teos
que a suspendia.
Então e, ora repleta
ora esvaziada,
A taça amiga aos
dedos seus tinia
Todas de roxas pétalas colmada.
(Alberto de Oliveira)
Assinale a alternativa que contém características
parnasianas presentes no poema:
(A) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e
subjetivismo;
(B) versos
impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;
(C) revalorização das
ideias iluministas e descrição do passado.
(D) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema
ligado à Grécia antiga.
(E) vocabulário
preciosista, de forte ardor sensual.
QUESTÃO 02 (ENEM/2009)
– Leia o texto a
seguir.
Cárcere das almas
Ah! Toda a alma num
cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas,
entre as grades
Do calabouço olhando
imensidades,
Mares, estrelas,
tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e, sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço,
atroz, funéreo!
Nesses silêncios
solitários, graves,
que chaveiro do Céu possui as chaves
para abrir-vos as
portas do Mistério?!
Fonte: CRUZ E SOUSA,
J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação
Banco do Brasil, 1993.
Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto
cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa,
são
(A) a opção pela
abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.
(B) a prevalência do
lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.
(C) o refinamento
estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais. (D) a
evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens
poéticas inovadoras.
(E) a liberdade
formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em
favor de temas do cotidiano.
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