segunda-feira, 26 de outubro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3A e B 27/10

 DATA 27/10/2020

RESPONDA AS ATIVIDADES A SEGUIR , ELA SERÁ PARA O SEU PORTFÓLIO

DESAFIO WEEKEND TEMA DA AULA: PARNASIANISMO/SIMBOLISMO : MANDE BEM NO ENEM

COLOQUE O CABEÇALHO COMPLETO, LETRA LEGÍVEL, A DATA. CAPRICHE! TIRE UMA FOTO E ME ENVIE.

 

QUESTÃO 01 (CEFET-PA)

- Leia os versos:

Esta, de áureos relevos, trabalhada

 De divas mãos, brilhantes copa, um dia,

Já de aos deuses servir como cansada,

Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

 Era o poeta de Teos que a suspendia.

 Então e, ora repleta ora esvaziada,

 A taça amiga aos dedos seus tinia

Todas de roxas pétalas colmada.

 (Alberto de Oliveira)

Assinale a alternativa que contém características parnasianas presentes no poema:

(A) busca de inspiração na Grécia Clássica, com nostalgia e subjetivismo;

 (B) versos impecáveis, misturando mitologia clássica com sentimentalismo amoroso;

 (C) revalorização das ideias iluministas e descrição do passado.

(D) descrição minuciosa de um objeto e busca de um tema ligado à Grécia antiga.

 (E) vocabulário preciosista, de forte ardor sensual.

QUESTÃO 02 (ENEM/2009)

 – Leia o texto a seguir.

Cárcere das almas

 Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

 Soluçando nas trevas, entre as grades

 Do calabouço olhando imensidades,

 Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e, sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo o Espaço da Pureza.

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

 Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

 Nesses silêncios solitários, graves,

que chaveiro do Céu possui as chaves

 para abrir-vos as portas do Mistério?!

 Fonte: CRUZ E SOUSA, J. Poesia completa. Florianópolis: Fundação Catarinense de Cultura / Fundação Banco do Brasil, 1993.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Simbolismo encontrados no poema Cárcere das almas, de Cruz e Sousa, são

 (A) a opção pela abordagem, em linguagem simples e direta, de temas filosóficos.

 (B) a prevalência do lirismo amoroso e intimista em relação à temática nacionalista.

 (C) o refinamento estético da forma poética e o tratamento metafísico de temas universais. (D) a evidente preocupação do eu lírico com a realidade social expressa em imagens poéticas inovadoras.

 (E) a liberdade formal da estrutura poética que dispensa a rima e a métrica tradicionais em favor de temas do cotidiano.


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