terça-feira, 27 de outubro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3A e B 28/10

 DATA 28/10/2020

28 e 29 de outubro

DESAFIO WEEKEND TEMA DA AULA: PARNASIANISMO/SIMBOLISMO : MANDE BEM NO ENEM

 RESPONDA AS ATIVIDADES A SEGUIR , ELA SERÁ PARA O SEU PORTFÓLIO

COLOQUE O CABEÇALHO COMPLETO, LETRA LEGÍVEL, A DATA. CAPRICHE! TIRE UMA FOTO E ME ENVIE.

QUESTÃO 01 (PUC-MG/2013)

 – Leia o texto a seguir.

 “Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,

Casualmente, uma vez, de um perfumado

 Contador sobre o mármor luzidio,

 Entre um leque e o começo de um bordado. ”

O trecho do poema em destaque é parnasiano. Ele revela um poeta

 (A) distanciado da realidade.

 (B) engajado.

(C) crítico.

 (D) irônico.

 (E) informal

QUESTÃO 02 (Enem/2014)

– Leia o texto a seguir.

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,

ó ser humilde entre os humildes seres,

embriagado, tonto de prazeres,

o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro

a vida presa a trágicos deveres

 e chegaste ao saber de altos saberes

tornando-te mais simples e mais puro.

 Ninguém te viu o sentimento inquieto,

 magoado, oculto e aterrador, secreto,

que o coração te apunhalou no mundo,

 Mas eu que sempre te segui os passos

sei que cruz infernal prendeu-te os braços

 e o teu suspiro como foi profundo!

Fonte: SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

(A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

 (B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

 (C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

 (D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

 (E) vocação religiosa manifesta na aproximação com

 

QUESTÃO 03 Leia o texto a seguir.

 Não quero o Zeus Capitolino

Hercúleo e belo,

Talhar no mármore divino

 Com o camartelo.

Que outro – não eu! – a pedra corte

 Para, brutal,

Erguer de Atene o altivo porte

 Descomunal.

Mais que esse vulto extraordinário,

 Que assombra a vista,

Seduz-me um leve relicário

De fino artista.

Invejo o ourives quando escrevo:

Imito o amor

 Com que ele, em ouro, o alto relevo

 Faz de uma flor. (...)”

Fonte: Fragmento do poema Profissão de fé, de Olavo Bilac.

 O fragmento do poema Profissão de fé, de Olavo Bilac, apresenta características que são facilmente associadas ao:

 (A) Romantismo.

 (B) Arcadismo.

 (C) Realismo.

 (D) Concretismo.

 (E) Parnasianismo.

Disponível em: https://brain

QUESTÃO 06 (Mackenzie/2003) – Leia o texto a seguir.

 Violoncelo

 Camilo Pessanha

Chorai, arcadas

Do violoncelo!

Convulsionadas

 Pontes aladas

De pesadelo ...

Trêmulos astros…

Soidões* lacustres…

 - Lemes e mastros…

 E os alabastros

 Dos balaústres!

 *soidões solidões.

Assinale a alternativa correta sobre o texto.

 (A) Destaca a expressão egocêntrica do sofrimento amoroso, de nítida influência romântica. (B) Recupera da lírica trovadoresca a redondilha maior, a estrutura paralelística e os versos brancos.

 (C) A influência do Futurismo italiano é comprovada pela presença de frases nominais curtas e temática onírica.

 (D) A linguagem grandiloquente, as metáforas cósmicas e o pessimismo exacerbado comprovam o estilo condoreiro.

(E) A valorização de recursos estilísticos relacionados ao ritmo e à sonoridade é índice do estilo simbolista.


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