DATA 02/12/2020
02 E 03 DE NOVEMBRO
CONTINUAÇÃO:
3. Para ler imagens inseridas na propaganda, por exemplo, é preciso "enxergar nas entrelinhas e nos seus subtextos os mecanismos pelos quais elas constroem significados. Analise as imagens nos textos e responda aos questionamentos a seguir.
a) Qual
a finalidade desses dois textos?
b) Que
ideias se pretende divulgar por meio das imagens e do texto verbal no texto 1 e
no texto 2?
c) Que
aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na
página, imagens) são utilizados para persuadir o leitor a aderir às ideias
divulgadas no texto 1 e no texto 2?
d) A
que se relaciona a disposição da imagem das árvores cortadas e de seus galhos
presentes no texto 2? Qual a relação desses elementos com a preservação da
natureza?
e) “Ajudar
tá no sangue”, na sua opinião, quais os efeitos de sentido estão presentes
nessa frase?
f)
Observe a cor
predominante no texto 1. Você acha que a cor utilizada está a serviço da
transmissão da mensagem
e da persuasão do leitor? Justifique.
g)
Os dois textos são
propagandas, observe os tipos de fontes utilizadas. Na sua opinião essa
variedade de letras tem alguma influência na transmissão da mensagem?
Justifique.
h)
No texto 1, a
palavra corrente está no seu sentido literal? Qual a figura de linguagem é
utilizada e qual o efeito de sentido é expresso nesse contexto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário