domingo, 24 de janeiro de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA 9A e B 25/01

 DATA 25/01/2021

25 A 29 DE JANEIRO

FAÇA AS ATIVIDADES DE NIVELAMENTO.

COLOQUE  DATA, TÍTULO DO TEXTO,AUTOR , COPIE E  RESPONDA ÀS QUESTÕES

Como pedir uma pizza em 2020

 

-- Telefonista: Pizza Hot, boa noite! 

-- Cliente: Boa noite! Quero encomendar pizzas...

-- Telefonista: Pode me dar o seu NIDN?

-- Cliente: Sim, o meu número de identificação nacional é 6102-1993-8456-54632107.

-- Telefonista: Obrigada, Sr. Lacerda. Seu endereço é Avenida Paes de Barros, 1988 - apto 52 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Licoln Seguros é o 5745-2302 e o seu celular é 9266-2566.

-- Cliente: Como você conseguiu essas informações todas?

-- Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central. 

-- Cliente: Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa... 

-- Telefonista: Talvez não seja uma boa ideia...

-- Cliente: O quê?

-- Telefonista: Consta na sua ficha médica que o Senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a sua saúde. 

-- Cliente: É, você tem razão! O que você sugere?

-- Telefonista: Por que o Senhor não experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Senhor vai adorar! 

-- Cliente: Como é que você sabe que eu vou adorar?

-- Telefonista: O Senhor consultou o site "Recettes Gourmandes au Soja", da Biblioteca Municipal, dia 15 de janeiro, às 4h27min, onde permaneceu conectado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...

-- Cliente: Ok, está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família! 

-- Telefonista: É a escolha certa para o Senhor, sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.

-- Cliente: Quanto é?

-- Telefonista: São R$ 49,99.

-- Cliente: Você quer o número do meu cartão de crédito? 

-- Telefonista: Lamento, mas o Senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado. 

-- Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.

-- Telefonista: Duvido que consiga! O Senhor está com o saldo negativo no banco. 

-- Cliente: Meta-se com a sua vida! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro... Quando é que entregam?

-- Telefonista: Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos. Se o Senhor estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na moto não é aconselhável, além de ser perigoso...

-- Cliente: Mas que história é essa? Como é que você sabe que eu vou de moto?

-- Telefonista: Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse utilizá-la. 

-- Cliente: @#%/§@&?#>§/%#!!!!!!!!!!!!!

-- Telefonista: Gostaria de pedir ao Senhor para não me insultar... Não se esqueça de que o Senhor já foi condenado em julho de 2006 por desacato em público a um Agente Regional. 

-- Cliente: (Silêncio)

-- Telefonista: Mais alguma coisa?

-- Cliente: Não, é só isso... Não, espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.

-- Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 3095423/12, nos proíbe de vender bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...

-- Cliente: Aaaaaaaaaaaaaahhhhh!!!! Vou me atirar pela janela!!!! 

-- Telefonista: E machucar o joelho? O Senhor mora no andar térreo! 

 

(Luís Fernando Veríssimo)

 

 

 

01. O assunto tratado nesse texto desperta para uma reflexão sobre

(A) a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet.

(B) o desrespeito aos atendentes durante a solicitação de um pedido, via telefone.

(C) as consequências da má comunicação, via telefone,  e clareza sobre o produto que deseja, para evitar equívocos no momento da entrega.

02. Pode-se afirmar que esse  um texto se refere ao gênero

(A) romance, já que é um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.

(B) conto, pois é uma narrativa curta, que pode acontecer na vida das personagens,  porém não é comum que se desenrola o enredo.

( C) memórias, pois aborda as recordações dos dois personagens principais.

(D) crônica,  pois aborda uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia.

03. No trecho " - Cliente: Ah, sim, é verdade!Eu queria encomendar duas pizzas, uma quatro queijos e outra calabresa...", a palavra em destaque expressa

( A) oposição

(B) adição

(C) consequência

(D) finalidade

04. Em " - Telefonista: Peço desculpas,  mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga , então pensei que fosse utilizá-la.

- Cliente:@#%/÷@&?#¥/%#!!!!!!!!!".

No trecho, a resposta do cliente indica

(A) Carinho

(B) Calma

(C) Ira

(D) gratidão

05. Releia o trecho " - Telefonista: Obrigada, Sr.Lacerda.Seu endereço é Av.Paes de Barros, 1988 ap.52 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é o 5745-2302 e o seu telemóvel  é 962 662566

- Cliente: Como é que você conseguiu essas informações todas?

- Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

- Cliente:  Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa... 

 

 

A palavra " Ah" , presente na penúltima linha do trecho citado, é considerada pela norma culta

( A) uma preposição,  palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.

( B) um artigo,  palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está empregado de maneira definida ou indefinida. Indica, também , o gênero e o número dos substantivos.

( C) um verbo, a classe de palavras que se flexiona em pessoa ,número, tempo, modo, voz.Pode indicar ,entre outros processos : ação, estado, fenômeno, desejo.

(D) uma interjeição, palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito do interlocutor,  sem fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.

06. A estrutura do texto faz perceber que ele é

( A) um monólogo, tipo de texto que é interpretado ou enunciado por apenas uma pessoa .

( B) um diálogo com características exclusivas do público feminino,  devido ao detalhamento das explicações constituídas por travessões.

(C) um diálogo,  tipo de texto característico a uma conversa entre duas ou mais pessoas, o que é uma forma bem natural de comunicação.

(D) um monólogo, tipo de comunicação característico de duas ou mais pessoas,  devido a fluidez na conversa.

 

 


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