DATA 25/01/2021
25 A 29 DE JANEIRO
FAÇA AS ATIVIDADES DE
NIVELAMENTO.
COLOQUE DATA, TÍTULO DO TEXTO,AUTOR , COPIE E RESPONDA ÀS QUESTÕES
Como pedir uma pizza em 2020
-- Telefonista: Pizza
Hot, boa noite!
-- Cliente: Boa
noite! Quero encomendar pizzas...
-- Telefonista:
Pode me dar o seu NIDN?
-- Cliente: Sim, o
meu número de identificação nacional é 6102-1993-8456-54632107.
-- Telefonista:
Obrigada, Sr. Lacerda. Seu endereço é Avenida Paes de Barros, 1988 - apto 52 B,
e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da
Licoln Seguros é o 5745-2302 e o seu celular é 9266-2566.
-- Cliente: Como
você conseguiu essas informações todas?
-- Telefonista: Nós
estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.
-- Cliente: Ah,
sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra
de calabresa...
-- Telefonista:
Talvez não seja uma boa ideia...
-- Cliente: O quê?
-- Telefonista:
Consta na sua ficha médica que o Senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de
colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente
escolhas perigosas para a sua saúde.
-- Cliente: É, você
tem razão! O que você sugere?
-- Telefonista: Por
que o Senhor não experimenta a nossa pizza Superlight, com
tofu e rabanetes? O Senhor vai adorar!
-- Cliente: Como é
que você sabe que eu vou adorar?
-- Telefonista: O
Senhor consultou o site "Recettes Gourmandes au Soja", da
Biblioteca Municipal, dia 15 de janeiro, às 4h27min, onde permaneceu conectado
à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...
-- Cliente: Ok,
está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família!
-- Telefonista: É a
escolha certa para o Senhor, sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.
-- Cliente: Quanto
é?
-- Telefonista: São
R$ 49,99.
-- Cliente: Você
quer o número do meu cartão de crédito?
-- Telefonista:
Lamento, mas o Senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de
crédito já foi ultrapassado.
-- Cliente: Tudo
bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.
-- Telefonista:
Duvido que consiga! O Senhor está com o saldo negativo no banco.
-- Cliente: Meta-se
com a sua vida! Mande-me as pizzas que eu arranjo o
dinheiro... Quando é que entregam?
-- Telefonista:
Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos. Se o Senhor estiver
com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na
moto não é aconselhável, além de ser perigoso...
-- Cliente: Mas que
história é essa? Como é que você sabe que eu vou de moto?
-- Telefonista:
Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestações do
carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse
utilizá-la.
-- Cliente: @#%/§@&?#>§/%#!!!!!!!!!!!!!
--
Telefonista: Gostaria de pedir ao Senhor para não me insultar... Não se esqueça
de que o Senhor já foi condenado em julho de 2006 por desacato em público a um
Agente Regional.
--
Cliente: (Silêncio)
--
Telefonista: Mais alguma coisa?
--
Cliente: Não, é só isso... Não, espere... Não se esqueça dos 2 litros de
Coca-Cola que constam na promoção.
--
Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo
3095423/12, nos proíbe de vender bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...
--
Cliente: Aaaaaaaaaaaaaahhhhh!!!! Vou me atirar pela janela!!!!
--
Telefonista: E machucar o joelho? O Senhor mora no andar térreo!
(Luís Fernando Veríssimo)
01. O assunto tratado nesse texto desperta para uma reflexão
sobre
(A) a manipulação do comportamento do usuário pelo controle
de dados na Internet.
(B) o desrespeito aos atendentes durante a solicitação de um
pedido, via telefone.
(C) as consequências da má comunicação, via telefone, e clareza sobre o produto que deseja, para
evitar equívocos no momento da entrega.
02. Pode-se afirmar que esse
um texto se refere ao gênero
(A) romance, já que é um texto longo, tanto na quantidade de
acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo.
(B) conto, pois é uma narrativa curta, que pode acontecer na
vida das personagens, porém não é comum
que se desenrola o enredo.
( C) memórias, pois aborda as recordações dos dois
personagens principais.
(D) crônica, pois
aborda uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa no dia a dia.
03. No trecho " - Cliente: Ah, sim, é verdade!Eu queria
encomendar duas pizzas, uma quatro queijos e outra calabresa...", a
palavra em destaque expressa
( A) oposição
(B) adição
(C) consequência
(D) finalidade
04. Em " - Telefonista: Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as
últimas prestações do carro e ele foi penhorado. Mas a sua moto está paga ,
então pensei que fosse utilizá-la.
- Cliente:@#%/÷@&?#¥/%#!!!!!!!!!".
No trecho, a resposta do cliente indica
(A) Carinho
(B) Calma
(C) Ira
(D) gratidão
05. Releia o trecho " - Telefonista: Obrigada,
Sr.Lacerda.Seu endereço é Av.Paes de Barros, 1988 ap.52 B, e o número de seu
telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é
o 5745-2302 e o seu telemóvel é 962
662566
- Cliente: Como é que você conseguiu essas informações
todas?
- Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema
Central.
- Cliente: Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas
pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa...
A palavra " Ah" , presente na penúltima linha do
trecho citado, é considerada pela norma culta
( A) uma preposição,
palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.
( B) um artigo,
palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está empregado
de maneira definida ou indefinida. Indica, também , o gênero e o número dos
substantivos.
( C) um verbo, a classe de palavras que se flexiona em
pessoa ,número, tempo, modo, voz.Pode indicar ,entre outros processos : ação,
estado, fenômeno, desejo.
(D) uma interjeição, palavra invariável que exprime emoções,
sensações, estados de espírito do interlocutor,
sem fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.
06. A estrutura do texto faz perceber que ele é
( A) um monólogo, tipo de texto que é interpretado ou
enunciado por apenas uma pessoa .
( B) um diálogo com características exclusivas do público
feminino, devido ao detalhamento das
explicações constituídas por travessões.
(C) um diálogo, tipo
de texto característico a uma conversa entre duas ou mais pessoas, o que é uma
forma bem natural de comunicação.
(D) um monólogo, tipo de comunicação característico de duas
ou mais pessoas, devido a fluidez na
conversa.
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