MATERIAL REFERENTE A AULA DO DIA 03/08 E 04/08
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ATIVIDADE 01
(UniCESUMAR-PR/2019) - Ao observar
algumas espécies de plantas, um aluno preparou a seguinte
tabela:
Os exemplares 1, 2, 3 e 4
correspondem, respectivamente, a
(A) bananeira, musgo, samambaia e
pinheiro.
(B) goiabeira, musgo, bananeira e
pinheiro.
(C) samambaia, pinheiro, musgo e
abacateiro.
(D) pinheiro, araucária, alga verde
e roseira.
(E) araucária, samambaia, musgo e
abacateiro.
ATIVIDADE 02
(UEPG-PR/2019/Janeiro) - As
principais características das plantas e as estratégias de sobrevivência
desenvolvidas por estes seres ao longo da evolução nos mostra a incrível capacidade
de
adaptação da vida aos mais diversos
ambientes. Assinale o que for correto sobre os grandes grupos
de plantas atuais e faça o
somatório dos números que precedem as alternativas corretas.
01. As angiospermas formam um
pequeno grupo de plantas vasculares com sementes e flores, porém
sem frutos. Estas plantas
desenvolveram diferentes estratégias de polinização, porém algumas espécies
ainda dependem da água para a
promoção do encontro entre os gametófitos masculino e feminino.
02. As pteridófitas são plantas
vasculares, sem sementes e com dois tipos de tecidos condutores bem
diferenciados: o xilema (que
transporta água e sais minerais das raízes às folhas) e o floema (que
transporta uma solução de açúcares
e outros compostos orgânicos das folhas para as demais
partes da planta). Exemplo: as
samambaias.
04. Como exemplos de gimnospermas,
temos as coníferas e as cicas, entre outros. São plantas
vasculares que apresentam uma
importante característica evolutiva, que foi a independência da
água para a fecundação. O grão de
pólen (que contém o gametófito masculino) é, geralmente,
transferido pelo vento para o óvulo
(onde encontra o gametófito feminino) – evento de polinização.
08. Plantas avasculares, conhecidas
como briófitas, são pequenas e vivem geralmente em
ambientes úmidos e sombreados. São
plantas que apresentam alternância de gerações em seu ciclo de
vida, sendo o gametófito haploide a
geração mais desenvolvida e persistente. O esporófito é diploide e
se desenvolve sobre o gametófito.
(A) 14
(B) 3
(C) 7
(D) 11
(E) 6
ATIVIDADE 03
(Unemat-MT/2016) - O fruto do
pequizeiro apresenta gosto inconfundível, tendo seu nome
ligado às suas características
botânicas, e etimologicamente ligado à língua tupi: py significa
“casca” e qui significa
“espinho”. Contém normalmente
entre 1 e 4 caroços por fruto,
cientificamente chamados de putâmens.
(...) O caroço é composto por um endocarpo lenhoso com
inúmeros espinhos, contendo
internamente a semente, ou castanha, e envolto por uma polpa de
coloração amarela intensa, carnosa
e com alto teor de óleo.”
CARRAZZA, J. R.; D´ÁVILA, J. C. C.
Manual Tecnológico de Aproveitamento Integral do Fruto do Pequi (Caryocar
brasiliense). Brasília – DF. Instituto Sociedade, População e
Natureza (ISPN). Brasil, 2010.
Considerando as informações sobre o
pequizeiro contidas no texto e as características das sementes,
assinale a alternativa correta.
(A) O pequizeiro é uma arvore
lenhosa que produz flores.
(B) A polpa comestível do pequi
equivale ao epicarpo do fruto.
(C) O pequizeiro é uma gimnosperma.
(D) O endosperma dentro do caroço
do pequi tem a mesma ploidia que o tecido nutritivo das sementes
das araucárias.
(E) O fruto do pequizeiro é um
pseudofruto,
porque o caroço equivale à semente
aderida ao
endocarpo desse fruto.
ATIVIDADE 04
(PUC-GO/2010/Janeiro) - A vegetação
do Cerrado é composta de diversas fisionomias, variando de
formações campestres, savânicas e
florestais, e sua flora é composta principalmente por plantas
vasculares. Assim, assinale a
alternativa que representa o grupo das traqueófitas
(A) briófitas, pteridófitas,
gimnospermas e angiospermas.
(B) algas, gimnospermas e
angiospermas.
(C) briófitas, pteridófitas e
angiospermas.
(D) pteridófitas, gimnospermas e
angiospermas.
(E) nenhuma das alternativas.
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