DATA 03/12/2020
02 E 03 DE NOVEMBRO
CONTINUAÇÃO:
3. Para ler imagens inseridas na propaganda, por exemplo, é preciso "enxergar nas entrelinhas e nos seus subtextos os mecanismos pelos quais elas constroem significados. Analise as imagens nos textos e responda aos questionamentos a seguir.
a) Qual a finalidade desses dois textos?
b) Que ideias se pretende divulgar por meio das imagens e do texto verbal no texto 1 e no texto 2?
c) Que aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página, imagens) são utilizados para persuadir o leitor a aderir às ideias divulgadas no texto 1 e no texto 2?
d) A que se relaciona a disposição da imagem das árvores cortadas e de seus galhos presentes no texto 2? Qual a relação desses elementos com a preservação da natureza?
e) “Ajudar tá no sangue”, na sua opinião, quais os efeitos de sentido estão presentes nessa frase?
f) Observe a cor predominante no texto 1. Você acha que a cor utilizada está a serviço da transmissão da mensagem e da persuasão do leitor? Justifique.
g) Os dois textos são propagandas, observe os tipos de fontes utilizadas. Na sua opinião essa variedade de letras tem alguma influência na transmissão da mensagem? Justifique.
h) No texto 1, a palavra corrente está no seu sentido literal? Qual a figura de linguagem é utilizada e qual o efeito de sentido é expresso nesse contexto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário